2012/01/27

Notícias do Dia

O dia de hoje é dominado pelo abaixo assinado da SPA em suporta da Lei da Cópia Privada, cujas assinaturas  afinal lá estão sem o conhecimentos desses autores (pelo menos, é esse o caso do António Pinho Vargas, que suspeita igualmente que mais nomes lá estejam sob essas circunstâncias suspeitas) - sendo um assunto que até já chegou ao Boing Boing. Ainda relacionado com as cópias, partilhas e pirataria, também o Google e o Bing estão a ser chamados ao barulho. Temos novos discos SSD da Kingston com desempenho melhorado. A nível da saúde, temos uma App para monitorizar a asma e rinites no Android.

E por último, relembro que o TMN Drive para navegação GPS gratuita em Portugal já chegou ao iPhone (para Android já estava disponível há algum tempo). E já que falamos de mapas, o Google melhorou as texturas no mais recente Google Earth, fazendo com que o planeta já não seja uma manta de retalhos.

Mas já de seguida, as outras notícias do dia:


Android perde Mercado pela 1ª vez


O Android tem tido um percurso de crescimento contínuo desde o seu lançamento, e tendo recentemente superado os 50% de quota de mercado nos smartphones. No entanto, pela primeira verificou uma redução (de 52 para 47%) cuja explicação poderá ser atribuida ao enorme sucesso de vendas do iPhone 4S da Apple (a par dos iPhones anteriores, que baixaram para preços mais atractivos nos EUA e que continuam a atrair milhões de clientes) e que parece levar a Apple novamente ao topo da tabela com mais smartphones vendidos.

... Mesmo se isso não signifiquem más notícias para a Samsung que também teve lucros recorde.


Toshiba lança eBook Readers a Cores no Japão

Seria mais interessante se fossem eBook readers com ecrãs eInk a cores, mas infelizmente este leitores de ebooks da Toshiba recorrem aos comuns LCDs para oferecerem livros coloridos. Embora seja verdade que os ecrãs eInk a cores estão ainda a necessitar de desenvolvimento, a opção pelos LCDs faz também com que se perca uma das grandes vantagens de quem optar por um eBook Reader com eInk: a sua autonomia.


Censura chega ao Twitter


Disfarçado de forma bonita, dizendo que se trata de uma forma para permitir remover conteúdos apenas em certas áreas geográficas (até ao momento, para remover um tweet, tinha que ser removido à escala mundial), o que é certo é que o Twitter passa a suportar a censura.

É sempre a mesma velha questão... a partir do momento que existe a possibilidade de se removerem conteúdos "indesejados", abre-se a porta para o abuso deste tipo de ferramentas para silenciar seja lá o que for. Muito gostaria eu de acreditar que isso nunca acontecesse... mas basta olhar para a nossa História... e ver o quanto não se tem aprendido com os erros passados.


Kinect nos Portáteis com Windows 8


Ainda ontem falava com um amigo sobre isto: o Kinect tem sido revolucionário nas salas de estar de quem tem Xbox 360 (e de quem o usa para projectos experimentais), mas a verdadeira revolução está ainda para vir.
Em breve, poderemos esperar a tecnologia Kinect dar o salto para outros lados, substituindo as webcams dos portáteis, e eventualmente até chegar aos smartphones e... a todo o tipo de câmaras que por agora estamos habituados a ver como câmaras 2D.

Só não sei o porque motivo a Microsoft anda a adiar isto, e a lançar um Kinect for Windows com preço excessivo... Imaginem só o sucesso imediato que seria eles venderem um Kinect para PCs abaixo da barreira psicológica dos 100€!

Mas pronto... é esperar, porque eles vão inundar o mercado de uma maneira ou de outra, e tornar possíveis novas formas de interação.



Curtas do Dia

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)