2012/01/23

Raspeberry PI com XBMC e AirPlay


O pequeno Raspberry Pi continua a dar que falar, e para quem duvidasse que as suas capacidades vão muito além do seu reduzido tamanho, aqui está um exemplo de como este pequeno computador ARM não tem problemas a servir de media center correndo o XBMC e a raproduzir vídeo FullHD 1080p.




Mas não se fica por aqui. Que vos parece a possibilidade de usarem um pequeno Raspberry Pi como receptor AirPlay para os vossos iPhones e iPad? Sim, é possível... como se pode ver já a seguir:



Nada mau para um pequeno aparelhinho de $25 dólares, que acima de tudo visa incentivar a inovação e exploração do software e da electrónica...

6 comentários:

  1. Uma pequena grande maquina, esse Raspeberry Pi!
    Espero que possam ser adequiridos ao preço anunciado. Caso assim o for, lá terei que migrar o servidor web cá de casa para essa placa :P

    Só uma questão Carlos, este micro-computador virá com o kernel para arm e algum GUI instalado, ou seja, estará pronto para o Plug & Play, ou será necessário compilar um GUI nosso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino que deva vir com software que permita a sua fácil utilização por developers. De qualquer forma, com o interesse que se tem gerado, mesmo que tal não fosse o caso, não iriam faltar certamente inúmeras alternativas para lhe dar uso.

      Eliminar
    2. Marco Antunes23/1/12 23:13

      Creio que os criadores colocaram os 3 primeiros a venda no ebay, no inicio do ano.. E tiveram licitações superiores a 1500 libras :S

      Eliminar
  2. Pois cálculo que haja uma grande comunidade para desenvolver software para estas máquinas.
    Era bom, era que houvesse uma IDE do tipo Arduino, para que mais gente se iniciasse nestas andanças :)

    ResponderEliminar
  3. Então mas isto ainda não e fabrica e vende em massa? É que já foi anunciado há tanto tempo.
    Pessoalmente não acredito na viabilidade económica deste projecto. Aquilo é basicamente uma placa de circuitos com componentes off-the-shelf. Assim que tiver que lidar com custos de design e fabricação da caixa (com certeza não se vau vender assim nu), custos de promoção, custos de distribuição, etc, ficará imediatamente à vista a falta de economias de escalda, e facilmente o seu preço saltará para os 100 USD.
    Vejo mais isto a ser vendido a um fabricante que há-de fazer dele um produto acabado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco Costa24/1/12 13:33

      Inicialmente vai ser vendido assim como o vês, sem caixa. Mais tarde vão colocar caixas à venda também, mas inicialmente será crú. E atenção que a primeira versão a ser vendida será o 'Modelo B', o que tem um módulo ethernet, por 35 USD.

      Eliminar