2012/02/24

Notícias do Dia

Temos um eventual smartphone da Samsung que promete abandonar as molduras em redor do ecrã; um estudo que demonstra que a limitação da velocidade dos dados nos planos ilimitados não faz sentido; rumores de que a Apple poderá abandonar a tradicional ficha utilizada nos iPods/iPhones/iPads; um novo LG 4X com quad-core e ecrã HD; um infográfico sobre as diferenças das cassetes e HDD que evidencia o absurdo da PL118; um nome artístico para os quad-core mais um da Nvidia; a par de um ultrabook da Dell; e de uma App Google Docs para Android ainda mais funcional.

E já de seguida, as notícias do dia:


Disputa Apple Motorola Desliga Push Email na Alemanha


E como se costuma dizer na gíria, no meio da batalha de patentes dos grandes, quem se lixa é o "mexilhão". Ou neste caso, os uilizadores de iPhones e iPads alemães que utilizassem o push email do iCloud ou MobileMe. Devido a uma disputa de patentes com a Motorola, a Apple desactivou esta funcionalidade na Alemanha até que o assunto fique resolvido.


Microsoft Office 15 com Touch Mode


Enquanto a MS se vai debatendo com alguns sites sobre a (não) existência de um Office para iPad, descobre-se agora que o futuro MS Office 15 irá ter um modo "touch".
Parece-me que lógico que tal aconteça, com o Windows a tornar-se cada vez mais num sistema operativo que pretende unificar smartphones/tablets/desktops, e onde a existência de dois interfaces (Metro/Desktop) irá certamente evoluir no sentido de também unficar o interface das Apps tradicionalmente desktop. Com este modo touch, o Office irá ficar mais apto a ser usado em tablets e PCs "all-in-one" com touchscreen.


Apple prepara Teclados mais Finos

Na luta pela mínima espessura e o menor desperdício de espaço, nada escapa a potenciais remodelações. Considerando-se esta patente da Apple, parece que poderemos esperar para breve MacBooks ainda mais finos graças a novos teclados ultra planos mas que prometem manter o "tacto" agradável das teclas físicas.


Android, iOS, quem copia quem?

As acusações são constantes (veja-se as inúmeras e intermináveis guerras de patentes nos tribunais), com a Apple muitas vezes a fazer-se passar pela visionária criadora de muitas tecnologias "touch". Mas na verdade, muitos dos gestos e técnicas utilizadas pela Apple no seu iPhone foram desenvolvidas por muitas outras empresas e investigadores anos antes.
Claro que não se pode negar o crédito devido ao agregarem tudo isso num único equipamento que teve o impacto que teve na sociedade... Mas certamente dá que pensar se valerá a pena perder-se tanto tempo em questões de "tu copiastes isto, tu copiaste aquilo"...


Curtas do Dia

Curiosidade do dia: Graças aos modernos codecs de compressão vídeo, podes ter cerca de 100 minutos de vídeo HD em apenas 4.4GB... queres saber quanto espaço seria necessário para guardar 100 minutos de vídeo FullHD não comprimido a 30fps?... Mais de 1 terabyte (ou seja, mais de 200x o espaço do vídeo comprimido)!

2 comentários:

  1. O link do trojan para Macs terá sido atacado??

    ResponderEliminar
  2. Carlos Cardoso24/2/12 21:13

    O ICS já corre no meu "vaidoso" Asus TF101 :-)

    ResponderEliminar