2012/02/27

Notícias do Dia

De fotografias marcianas a smartphones com 41 megapixeis; androids quad-core à prova de água da Fujitsu; velocidades gigabit sem fios prometidas para os WiFi dos próximos anos; a sempre presente questão da fragmentação nos Android; nova linha de smartphones HTC One; e até o nossos adorados casos de trafego "ilimitado", mas que neste caso mostraram que o cliente tem sempre razão (esperemos que a duplicação para 100Mbits na MEO não esteja sujeita a tais coisas.)

Mas, com a MWC a encher as páginas das notícias, eis mais umas coisas para ficarem a par do que se vai passando neste mundo tecnológico, nas notícias do dia já a seguir:


Android: 450 mil Apps, 300 milhões de Android


Quando as coisas começam a ter muitos "zeros", é fácil perder-se a verdadeira noção do que isso significa, e por isso o Google não perde oportunidade para nos relembrar o sucesso que o Android tem tido (mesmo se nem tudo é perfeito).

Desde a MWC do ano passado, as Apps no Android Market triplicaram, de 150 mil para 450 mil; e a nível de equipamentos Android assistimos a um crescimento de 250%, com 850 mil novo dispositivos activados por dia, e um total de 300 milhões de Android espalhados pelo mundo.



Novos Opera Mobile e Mini

Os fãs do Opera podem desde já preparar-se para actualizarem o browser nos seus smartphones. Temos agora o Opera Mobile 12 para Android e Symbian, e o Opera Mini 7 para iOS.

Não há grandes diferenças visíveis, mas estão prometidas muitas melhorias que incluem suporte para HTML5 e até aceleração por hardware para os gráficos 3D.

Também disponível está um Opera Mini Next, versão de desenvolvimento para quem gostar de acompanhar mais de perto as novidades que os developers estão a testar para as próximas versões do Opera mini.


Ford SYNC e AppLink chegam à Europa

As vantagens das Apps estão a chegar aos veículos, e a Ford vai trazer o Ford SYNC para a Europa (já bastante utilizado nos EUA), estrando-se no Ford B-Max, a par do novo sistema AppLink.
Este sistema irá permitir ligar Apps ao vosso veículo e controlá-las por voz.

O SYNC irá suportar nove línguas, e incluirá chamadas de emergência em caso de acidente - ligando para os serviços de assistência e dando a vossa localização.
(Com os condutores a ficarem cada vez mais distraídos com Apps no automóvel, espero que não se assista mesmo a um aumento de acidentes que ponham à prova esta funcionalidade!)


Asus Padfone

E pelo meio das novidades da MWC, está também o Asus Padfone, o tal equipamento que vem acrescentar capacidades transformistas ao já transformista estilo "Transformer", e onde para além de um tablet que se transforma em portátil com teclado, temos um tablet que também se transforma em smartphone.



O conceito é interessante, mas parece-me que o problema irá estar no custo final dos produtos... Se a dock/tablet custar metade (ou mais) do que custa um tablet avulso "completo", será que haverá quem opte por gastar dinheiro em algo que - caso o vosso smartphone se perca ou avarie, ficará também sem utilidade?

Seria interessante sim, se fosse um standard transversal a vários fabricantes (e incluindo automóveis ;)


Curtas do Dia


Curiosidade do Dia: Embora já raramente sejam utilizadas hoje em dia, a maioria das pessoas ainda saberá o que é uma disquete de 3.5", e também que foi a sucessora dos floppys de 5.25". O que poderão não saber é que antes desses floppys existiram uns ainda maiores de 8" (e que tendo começado a sua vida com uma capacidade de meros 79Kb, foram evoluindo até atingirem a impressionante capacidade de... 1MB! ;)


2 comentários:

  1. Luis Faria27/2/12 17:21

    9% dos smartphones vendidos em são iphones 4s? Bem bom, tendo em conta que é um equipamento muito caro mesmo quando subsidiado.

    A vodafone não vendeu mais porque não quiz, porque ainda hoje os iphones 4S estão esgotados.

    ResponderEliminar
  2. Carlos, devias abrir uma secção de curiosidades! ;)
    Fica a ideia.
    um abraço

    ResponderEliminar