2012/03/22

Android SDK com Suporte x86 Nativo


O Google já disponibilizou uma nova actualização do SDK e ferramentas de programação para o Android, e cuja maior novidade é mesmo o suporte nativo de x86 nos Windows e OS X.

Significa isto que o emulador - tradicionalmente lento - pode agora correr de forma muito mais rápida e assim evitar bastantes frustrações aos developers. Um melhoramento que se tornou possível graças à ajuda dada pela Intel nesta área. (Até parece estranho ver empresas a colaborar em vez de se estarem a processar mutuamente com patentes e mais patentes...)

 O novo emulador passa a contar também com a possibilidade de usarem o input multitouch de um equipamento Android que tenham ligado ao PC (por agora de forma experimental, pelo que... poderá nem sempre funcionar como o previsto).

3 comentários:

  1. Finalmente! Era muito irritante ter um emulador lento como o caraças...

    ResponderEliminar
  2. "e cuja maior novidade é mesmo o suporte nativo de x86 nos Windows e OS X"

    Nope. A maior novidade é mesmo ter suporte nativo para as tecnologias de máquinas virtuais presente no hardware de alguns X86". :-)

    É algo inteiramente diferente.

    Relembro que nem todos os processadores Intel/AMD vem com as respectivas tecnologias.

    Ah!, claro que para Windows e OS X já que para Linux é bastante rápido e com a ajuda de um snapshot do boot inicial - vvvvrrrruuummmm...
    Segundos.

    Quanto à ajuda da Intel sou obrigado a reconhecer que nestes últimos tempos tem sido muito "amiga" do Software Livre e Aberto.

    @braço.

    ResponderEliminar
  3. Ando a comer muito queijo...

    Aproveito para chamar a atenção sobre:
    - a eventualidade de acontecerem vários problemas visto tratar-se de uma inclusão experimental;
    - não "correrem" a máquina virtual por hardware dentro de outra por software - virtualbox ou vmware por exemplo.

    Finalmente, também a aceleração através da GPU deveria ter algum crédito...

    @braço.

    Nota: já experimentei e não vi nada de extraordinário. Mas dentro de eclipse e talvez amanhã possa experimentar na linha de comando. Tenho que mudar de máquina - a que utilizo mais frequentemente não tem a tecnologia de virtualização.

    ResponderEliminar