2012/03/04

Audi: Tecnologia para os Automóveis do Futuro


Se há coisa que não tem evoluído com a mesma velocidade que os computadores, smartphones e tablets, são os automóveis. No fundo, continuam a ser praticamente a mesma coisa que eram há um século: um motor, transmissão, rodas. (Sim, estou a a exagerar... têm sido muitos os avanços feitos ao longo das décadas, quer na eficiência dos motores, quer a nível de sistemas de segurança, como o ABS, ESP, etc.)

Mas o futuro prepara coisa ainda melhores, como a Audi faz questão de relembrar.


Coisas como o carregamento wireless de veículos eléctricos, por indução. Algo que tornaria o recarregamento muito mais prático (sem necessidade de andar a meter/tirar cabos; evitando igualmente a questão da compatibilidade de fichas e voltagens), e também mais seguro - já que funciona igualmente bem mesmo sob chuva intensa ou demais condições climatéricas adversas.



A Audi trabalha também em sistemas de parqueamento automático em parques de estacionamento. Uma evolução dos actuais sistemas que já existem e que permitem estacionar na rua, mas que aqui seriam capazes de encontrar um lugar livre num parque de forma completamente autónoma. Eventualmente será até possível deixar o carro à porta do parque, e ele irá sozinho até ao local livre mais próximo.



Os OLED têm feito furor nos ecrãs dos equipamentos mobile (brevemente chegarão também às TVs de grandes dimensões), e prometem revoluções para todas as áreas da iluminação. A Audi tem sido uma das empresas que mais tem utilizado as luzes como forma de design, e por isso mesmo não tem deixado de estudar as possibilidades que os OLEDs trazem ao segmento automóvel, permitindo criar sistemas de iluminação no interior e exterior do veículo e possibilitar coisas que não seriam possíveis de outra forma.




Os materiais compósitos são outra das áreas que terá novidades para breve. Com aço misturado com alumínio e fibras reforçadas... permitindo criar materiais com maior resistência e com menor peso. Até o aço das molas de suspensão está prestes a ser substituido por um material plástico de grande resistência que pesa cerca de 40% menos. Um produto que será estreado no Audi R8 e-tron já este ano, e que a Audi prever alargar a todos os modelos nos anos seguintes.


Depois de ter estreado um interface touch no seu Audi A8, a próxima geração deverá trazer um interface mais inspirado nos modernos sistemas multitouch encontrados nos smartphones actuais, e que contará com feedback táctil e novos ecrã HUD (Head up display) para uma utilização mais eficiente e com menor distracção para quem vai a conduzir.


E no seguimento de um sistema desenvolvido pela Mercedes e apresentado no ano passado, também a Audi trabalho numa suspensão inteligente capaz de prever antecipadamente os movimentos necessários para compensar as condições da estrada. Usando câmaras 3D e lasers, o sistema detectará todos os solavancos da estrada à sua frente e ajustará a suspensão para os anular. (Não sei até que ponto um sistema destes seria capaz de trabalhar nas nossas estradas, que certamente iriam "fritar" o seu cérebro electrónico devido à sobrecarga de trabalho! ;)

Muitas tecnologias que mostram que mesmo continuando a ser os "velhos" carros de sempre, os automóveis modernos têm também muita tecnologia que seria impensável há umas décadas atrás.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)