2012/03/07

iPad HD com Ecrã Reactivo ao Toque?


A poucas horas da apresentação oficial do iPad 3/ iPad HD, continuam os rumores sobre o que a Apple terá preparado para a 3ª geração do seu tablet e que continua a ser olhado como a "referência" do mercado.

Para além do 4G (que ganha credibilidade redobrada com os rumores de que a Verizon estará a instalar rede 4G/LTE nas Apple Stores), fala-se também de que a Apple irá finalmente dar o salto para o 1GB de Ram no iPad 3 (o que faz todo o sentido considerando-se o espaço extra que será ocupado pelas imagens e recursos de Apps que pretendam dar uso à nova resolução de 2048x1536).

Mas... um dos rumores mais originais e que tem dado que falar é o que surge em sequência do críptico convite da Apple que referia que esta nova apresentação iria ser uma coisa que teria que ser vista, e tocada!

A coisa que terá que ser vista será certamente a resolução acrescida de um retina display no iPad... mas, e quanto à parte de "ser tocada"?

Alguns pensaram que isso apontaria para um iPad com a parte traseira igualmente sensível ao toque (à semelhança do que a Sony fez na sua PS Vita), ou o abandono do botão físico "hom"... mas as peças que têm surgido apontam para que quer a tampa traseira quer o botão físico de "home" permaneçam inalterados face aos modelos anteriores.


Uma proposta revolucionária avançada pelo Guardian é a de que o novo iPad poderá usar uma tecnologia que lhe permitirá criar a sensação de texturas no seu ecrã touchscreen.


Desenvolvido por uma companhia Finlandesa chamada Senseg, o E-Sense permite criar diferentes sensações de toque num painel de vidro, gerados por elementos eléctricos em redor do ecrã: superfícies planas, rugosas, arredondadas, etc.

As potencialidades de tal tecnologia são imensas, como se poderá imaginar... e minimizar grandemente uma das principais críticas dos sistemas touch que é precisamente a ausência de "feedback táctil" dos elementos no ecrã (e que vai sendo feita de forma bastante básica recorrendo à vibração).

Será este o "trunfo" que a Apple tem reservado para o seu novo iPad? Sem dúvida que seria uma novidade que encaixaria perfeitamente na descrição de que é algo que "tem que ser tocado"... E o melhor, é que daqui por umas horas já saberemos se será verdade, ou não.

Não se esqueçam que estão todos convidados a aparecer a partir das 18h na nossa chat room para acompanhar o evento de apresentação do iPad 3/HD em directo.

2 comentários:

  1. Carlos Cardoso7/3/12 16:11

    Não deve ser muito bom para as baterias...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo7/3/12 16:37

    Potencialidades imensas? Eu não vejo nenhuma, o que vejo é mais uma manobra de marketing à lá Apple.

    ResponderEliminar