2012/03/14

Microsoft cria Tradutor que Fala com a Tua Voz


Se nas histórias de ficção científica o problema da tradução entre dialectos há muito que foi resolvido (desde o fantabulástico Tricorder que tudo faz no Star Trek, ao pequeno Babel Fish de Douglas Adams), no mundo real há ainda muito por fazer.

É certo que temos excelentes projectos nesta área, como as ferramentas de tradução do Google que até já permitem que se tenha "quase" uma conversa de voz... mas sendo feito de forma artificial.

Neste projecto da Microsoft Research, a voz gerada pelo sistema de tradução continua a manter o timbre e tom da pessoa que está a falar, tornando-a mais natural e de interpretação mais fácil.
(Claro que para que tal seja possível, o sistema tem que passar por uma fase de aprendizagem - de cerca de 1 hora - em que irá analizar a voz respectiva em detalhe, para depois a poder recriar.)

Seja como for, considerando-se que ano após ano a MS tem exibido projectos nesta área - a pergunta que se coloca é se realmente algum dia isto passará a ser disponibilizado como produto real... quer seja para permitir sessões de Skype em tempo real entre pessoas que falam linguas diferentes; ou até que os futuros Windows Phones possam fazer este tipo de tradução quando se liga para outro país.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)