2012/03/14

Notícias do Dia

Aproximamo-nos do fim do nosso passatempo que te dá a possibilidade de ganhar uma Philps AquaTouch; um jogo que angariou milhões no Kickstarter e bateu todos as expectativas mais optimistas; a RIM adere aos teclados que acompanham os tablets com o seu teclado para o PlayBook mini; um Firefox 11 com modos de visualização tridimensional; uma vulnerabilidade crítica nos sistemas Windows que incentiva a actualizações imediatas; um adaptador USB 3.0 para HDMI que permite acrescentar ecrãs a qualquer computador; e o mais eficiente CPU de 32bits criado até à data e que nos chega da ARM.

Mas têm mais uma dose de notícias já a seguir, no bloco habitual das notícias do dia:




Comissão Europeia Interroga Gigantes das Telecomunicações


Até parece mentira haver alguém que se dá ao trabalho de fazer algumas perguntas e querer clarificar as coisas... mas foram enviados inquéritos a cinco gigantes das telecomunicações: Vodafone , France Telecom, Telecom Italia, Deutsche Telekom, Telefonica, e ao grupo GSMA; para que clarifiquem algumas questões por forma a averiguar se terá havido concertação de tácticas para o controlo do mercado.

Perante algumas insinuações destes operadores, a comissária Europeia Neelie Kroes já disse publicamente que "não reage bem a ameaças", e que estaria sempre do lado dos consumidores. (Vamos lá ver se é mesmo assim...)

Seja como for, é completamente vergonhoso que continuem a ser cobradas as taxas de roaming que existem actualmente... tal como o preço das chamadas para "o estrangeiro", quando hoje em dia todos sabemos que dados são dados... e que para um operador é negligenciável se a chamada está a ser feita para a casa do lado, ou para uma casa no outro lado do mundo. (Já para não falar quando nos cobram para fazer chamadas que usam a nossa própria ligação à internet!)


Encyclopaedia Britannica deixa de ser Impressa

Após 244 anos, a mítica Encyclopaedia Britannica, vai deixar de ser impressa. Será com enorme nostalgia que muitas pessoas olharam para um futuro onde as estantes em nossas deixarão de estar forradas com estes volumosos compêndios que tentavam agregar o máximo da sabedoria da humanidade.

Numa altura em que jornais e revistas também têm cada vez mais dificuldade em sobreviver face aos concorrentes digitais, também as enciclopédias enfrentam semelhantes dificuldades face a sites de referência como a Wikipedia.

Se por um lado não consigo deixar de ficar fascinado que todo este acumular de informação (e mais ainda) que dantes representava "quilos" de livros, possa agora estar imediatamente acessível num qualquer smartphone... por outro lado tenho que confessar que sentirei falta de ver aquelas lombadas milimetricamente colocadas lado a lado nas estantes...


Google celebra Origami

O Google hoje celebra o 101º aniversário do nascimento de Akira Yoshizawa (faleceu em 2005, curiosamente também no dia 14 de Março) considerado por muitos como o maior mestre da arte do Origami, e um dos maiores responsáveis pela sua popularização no Ocidente.
(É pena não ser um Google Doodle animado, com as letras em papel a dobrarem-se sobre si mesmas... era merecido! ;)


BPI Offline no próximo dia 18 de Março das 0 às 11h

BPI vai proceder a uma intervenção na sua infra-estrutura informática no próximo Domingo, dia 18 de Março, e que irá afectar alguns serviços entre as 00h00 e as 11h00. Nomeadamente, com indisponibilidade do serviço de homebanking e também potenciais problemas na utilização dos Cartões de Débito e de Crédito BPI nas Caixas Automáticas Multibanco e operações realizadas em Terminais de Pagamento Automático, que poderão apresentar algumas restrições.

Sabendo-se que a madrugada de domingo irá certamente apanhar muita gente que aproveita a noite de sábado para se divertir... fica o aviso para que não dependam exclusivamente do vosso cartão BPI nessa noite.


Curtas do Dia

Curiosidade do Dia

Falando de curiosidades encilopédicas, sabias que podes fazer o download de todos os artigos da Wikipedia?

Na versão em inglês trata-se de um ficheiro comprimido com mais de 7GB, e que contém mais de 30GB de informação.

Assumindo que todos esses dados seriam texto, e que a vossa velocidade de escrita seria de uns recordistas 170 palavras por minuto - que a uma média de 5 letras por palavra, mais espaço, daria uma média de 1020 caracteres por minuto - fazem ideia de quanto tempo seria necessário para que uma única pessoa escrevesse tal quantidade de informação?

... Eu poupo-vos o trabalho de fazer as contas...

Seriam necessário escrever de forma ininterrupta, 24h por dia, durante.... 56 anos!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)