2012/03/08

Notícias do Dia

A digestão do impacto que o novo iPad da Apple vai ter continua depois da sua apresentação ontem; os novos Ivy Bridge da Intel ainda não chegaram mas prometem ser já os CPUs mais apetecíveis para este ano; uma nova App do Google para Windows Phones; e o iOS 5.1 que promete resolver os problemas de rede (e bateria) dos iPhones - mas também um iPhoto que dá alguns passos para trás nos mapas.

E não te esqueças de escolher o livro da O'Reilly que mais te interessa, pois vamos ter exemplares para te oferecer na próxima semana - e também promocodes para o Manic Math. :)

Mas já de seguida, as notícias do dia.


Chrome Falha em menos de 5 minutos

O Google bem tem gabado a segurança do Chrome - uma confiança que é demonstrada ao ponto de ter aumentado substancialmente os prémios para quem detectasse qualquer falha no seu browser.

E os hackers responderam à altura a tal desafio, sendo que no concurso de segurança Pwn2Own o Chrome não resistiu aos ataques e sucumbiu logo nos minutos iniciais.

Ainda não se sabem mais pormenores sobre a falha, mas uma vez mais prova que é praticamente impossível a um software actual, com a complexidade de integrar múltiplos sistemas, ser completamente à prova de "falhas". Este ataque provou que mesmo com o modo "sandbox" de execução supostamente isolada do sistema operativo, continua a ser possível a um atacante executar código indevido no computador do utilizador.


Google Celebra dia da Mulher

Como não podia deixar de ser, o Google não se esqueceu do dia da mulher, celebrando-o com um Google Doodle bem artístico e florido.

Mas também por cá as mulheres têm direito a destaque especial


Sapo Mulher para Android

O Sapo lança hoje uma nova App para Android destinada ao público feminino: a Sapo Mulher.

Uma App onde podem encontrar galerias de fotos de moda e tendências, decoração, viagens e lazer; testes interactivos; e toda uma gama de artigos e notícias sobre celebridades, saúde e beleza, amor e sexo, bem-estar, casa e jardim, carreira e vida e lazer.


1º lote de Raspberry PI com defeito

Anda tudo "desesperado" por colocar as mãos nos seus Raspberry PI, os computadores de $25 que têm feito furor por todo o mundo.
Infelizmente, o primeiro lote sofreu um ligeiro problema na linha de montagem, com a ficha de rede que foi montada nas placas a ser um modelo errado e que impossibilita o seu uso (têm aspecto igual, mas há umas com circuito magnético integrado, e outras sem - e infelizmente, montaram as erradas.)
Portanto... é necessário um pouco de paciência até que o assunto seja resolvido.

O que vale é que daqui por alguns meses deveremos ter Raspberry PIs com fartura e sem tempo de espera... (e se quiserem ficar a saber um pouco mais sobre os bastidores do projecto, têm aqui uma entrevista com Eban Upton, um dos responsáveis pela existência do Raspberry PI).


Limitações do Windows Phone com 256MB


Já sabiamos que a Microsoft estava a preparar um versão do Windows Phone capaz de correr em equipamentos com hardware mais económico e com apenas 256MB de Ram (que deverão chegar ao mercado já nos próximos meses). Agora é tempo de saber quais os compromissos que a MS teve que fazer para que o Windows Phone ficasse mais "poupadinho".


  • Algumas Apps ficam de fora - Apps que tenham requisitos especiais de memória ficarão de fora das capacidades destes Windows Phones (embora a MS faça recomendações para que os developers prevejam esta situação e façam com que as suas Apps não gastem recursos desnecessários.)
  • Assinaturas de Podcast e video podcasts - Equipamentos com 256MB de RAM não terão acesso à gestão de assinaturas de podcasts ou visualização de videocastas.
  • Sem Bing Local Scout - a Microsoft optou por desactivar completamente o Local Scout nos equipamentos com 256MB de RAM.
  • Fast app switching - Igualmente desactivado fica a funcionalidade de fast application switching estreada no Mango que permitia acelerar a mudança entre Apps mantendo-as em memória.
  • Upload automático de fotos para o SkyDrive - Os uploads terão que ser feitos manualmente.
  • Reprodução de video HD - Videos HD com certos codecs não poderão ser vistos nestes equipamentos
  • Background agents - A funcionalidade de tarefas em background desaparece nos WinPhones de 256MB.




Curtas do Dia

Curiosidade do dia


Com uma resolução de 2048x1536, o novo iPad da Apple tem a resolução superior à maioria dos filmes que são projectados nos cinemas por projectores digitais 2K (2048x1080). Dá que pensar que quando olharem para um destes tablet à vossa frente, estão a ver mais pixeis do que aqueles que vêem numa tela de um cinema.... (já estou a imaginar alguns engenhocas a abrirem o iPad para o acopolarem a um retro-projector e criarem assim o seu projector de cinema digital em casa por "baixo-custo" ;).

3 comentários:

  1. Grande erro da Microsoft em lançar essa versão do WP para equipamentos com 256Mbram..
    Coisa que está barata actualmente é a Ram.
    E 256Mb num Smartphone, hoje em dia é pouco.
    E vai criar fragmentação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O barato é sempre relativo... Em economias de fabrico de "milhões de equipamentos", todo e qualquer cêntimo tem impacto significativo.

      Mas dito isto, não digo que não tivesse sido melhor a MS suportar este custo agora, e evitar a tal fragmentação e experiência de utilização diferente (que vai dar chatices, quando um utilizador descobrir que nao pode correr esta ou aquela App, etc.)...

      Poderá ser uma medida que acabará por custar mais cara à MS a médio prazo do que a poupança agora realizada...

      Eliminar
  2. Dos_Passos8/3/12 22:21

    "o Chrome não resistiu aos ataques e sucumbiu logo nos minutos iniciais."
    Também não é assim. A vulnerabilidade descobre-se em casa e depois vai-se lá fazer a demonstração.
    Penso que o resultado só podia ser este. "No big deal".

    Agora, se de facto o Chrome resistisse, de facto comprovava ... que era resistente ... até um dia.

    ResponderEliminar