2012/03/13

Sony Xperia Sola com Floating Touch


O seu nome poderia levar a pensar que este Sony Xperia Sola andasse sempre debaixo dos nossos pés; mas na realidade a sua maior novidade é mesmo o seu Floating Touch que adiciona uma nova dimensão aos dispositivos touch.

Ao contrário de todos os touchscreens onde é preciso "tocar" para que o nosso toque se faça notar, este Xperia Sola é capaz de reconher os nossos toques mesmo quando não tocamos no ecrã Reality Display de 3.7".
Isso permite que novamente seja possível navegar pela web e simular a colocação do ponteiro rato sobre os elementos... mas sem "clicar" neles.

Para além deste "toque flutuante", e à semelhança do que acontece noutros Xperia, temos também a possibilidade de usar as Xperia SmartTags (graças ao NFC); enquanto que o processamento fica a carga de um CPU dual-core, e onde não falta também uma câmara de 8MP para fotos e vídeos de alta-qualidade.

Este smartphone vem equipado com Android 2.3, sendo que a Sony prevê que uma actualização para o Android 4.0 esteja disponível durante o Verão de 2012.

4 comentários:

  1. Esta tecnologia vai ser interessante quando se puder fazer gestos a 10 ou 20 centímetros do dispositivo. No seu estado actual ainda tem pouco interesse porque falha muito e dada a necessidade de grande proximidade do dedo no ecran é muito dada a toques acidentais. Para já serve sobretudo para antecipar toques e assim melhorar a fluidez da interacção. É isso que a Apple faz desde a introdução do primeiro Iphone: utiliza a sensibilidade dos sensores capacitivos para "prever" onde o dedo vai tocar imediatamente antes deste lá chegar e assim dar aquela sensação de precisão e resposta absolutas.

    ResponderEliminar
  2. Aí está algo que ainda não tinha visto. Não sei até que ponto é que será muito utilizado, mas que é interessante é :)

    ResponderEliminar
  3. Qual a utilidade disso?

    ResponderEliminar
  4. Quem usa tablets de desenho como os Wacom está familiar com floating-pointers. Mas no tablet temos a mão apoiada e apenas mantemos a caneta acima do dispositivo.
    Aqui não sei quão fácil será manter um dedo a uma distância usável do ecrã sem qualquer apoio ou feedback táctil..
    Bem, é questão de experimentar

    ResponderEliminar