2012/06/19

Análise ao HTC One X


O mercado dos smartphones tem evoluído a ritmo alucinante - para não dizer assustador - nos últimos anos. Ainda me lembro perfeitamente quando há uma década atrás o expoente máximo da computação "mobile" eram coisas como o meu saudoso Pocket Look 600 da Fujitsu Siemens, e o meu sonho era um dia vir a ter um "pocket PC" com ligação permanente à Internet... e quem sabe, talvez com um ecrã com resolução VGA!

Uma década depois, não só temos esse sonho concretizado, como também completamente superado, como demonstrado por este HTC One X, equipado com um CPU Quad-Core (mais 1) e um ecrã HD!
[Agradecimento à Vodafone por ter disponibilizado este HTC One X para análise.]

Actualização: já disponível o comparativo HTC One X vs Samsung Galaxy S3.

Vamos lá ver então o que este Android "de sonho" tem para nos oferecer.


O HTC One X


Há pouco a apontar no capítulo das características técnicas deste One X, pelo simples facto de que - se existe, então provavelmente este equipamento tem-no! Como já dissemos, temos um CPU Quad-Core Tegra 3 a 1.5Ghz, um ecrã LCD HD 1280x720, câmara de 8MP FullHD traseira, câmara 1.3MP HD frontal, 1GB Ram, 32GB Flash, NFC, WiFI N, e toda a gama de sensores e acessórios que se podem esperar de um smartphone actual. Para dar uso a tudo isto, um Android 4.0 com o novo HTC Sense 4.

(A notável ausência é no entanto o suporte para redes 4G/LTE, funcionalidade que é suportada numa variante equipada com um CPU Dual-Core.)




Mesmo dando uso ao Android 4.0 ICS, que já dispensaria as teclas dedicadas do Android, a HTC optou por manter as habituais teclas à moda antiga... (talvez para não ter que remexer em todo o seu HTC Sense?)

A nível de qualidade de construção e design, não há grandes surpresas. Quem já tiver mexido num dos anteriores "topo-de-gama" da HTC sentirá imediatamente o toque da marca. Com um corpo sólido e qualidade de construção elevada, este One X peca apenas pela protuberância da lente da câmara traseira, que estraga de certa forma as linhas fluidas que se encontram neste equipamento.






A nível do áudio, embora o HTC One X venha com o "carimbo" Beats Audio... lamento dizer-vos que continuo a achar os auriculares fornecidos como sendo bastante fracos - mas como sempre, tudo é relativo, e eu estou (mal habituado) a headphones mais capazes. Pelo que, para quem estiver habituado a auriculares "fraquinhos", poderá achar que estes até sejam interessantes...


Fotos e Vídeo


Com uma câmara principal de 8MP, capaz de gravar vídeo HD, o HTC One X não tem problemas em captar fotos e vídeos com qualidade acima da média - e que são acompanhados com um conjunto alargado de "extras". Para começar, em vez do inconveniente comutador entre o modo foto/vídeo, neste equipamento temos sempre acesso imediato e instantâneo a ambos os botões para tirar fotos e para começar a gravar vídeo. (Tendo eu já por vezes erradamente começado a gravar vídeos quando pretendia tirar fotos, ou vice-versa, pornão reparar qual o modo que estava activado... apreciei bastante esta opção.)

Opção que se torna ainda mais útil quando se descobre que mesmo durante a gravação de vídeo podemos tirar fotos a qualquer momento sem interromper a gravação, o que é bastante "simpático".



Como não podia deixar de ser, não falta também um modo HDR, capaz de fazer a sua magia de juntar fotos tiradas com exposições diferentes para permitir criar uma composição automática quando há grandes diferenças de luminosidade num mesmo enquadramento.






Em Funcionamento


Quando se liga este One X pela primeira vez, rapidamente somos confrontados pelo excelente ecrã LCD, com resolução HD. Parece incrível pensar que ainda há pouco tempo esta era a resolução que muitos sonhavam poder ter nas suas TVs... e que agora pode andar no bolso connosco para todo o lado.


O processo de configuração inicial decorre de forma simples, como é habitual nos Android... mas neste One  não pude deixar de reparar numa coisa estranha... a possibilidade de poder escolher Português... de Espanha? Ou ainda, de Francês... de Portugal? Opções que poderão levar alguns utilizadores a coçar a cabeça....




O LCD HD de 4.7" do One X poderá assustar inicialmente quem estiver habituado a ecrãs mais compactos... mas, não há dúvida que ter todos aqueles pixeis e área de trabalho rapidamente conseguirão conquistar qualquer pessoa. :)


Por muitas vantagens que os Super AMOLED possam ter... não posso negar que continuo a ter preferência pelos mais tradicionais LCDs... que não só dispensam as questões dos padrões subpixeis "pentile", como também não têm quaisquer problemas energéticos em mostrar conteúdos com fundos claros ou brancos.


A nível de desempenho, como se poderia esperar, este HTC One X está ao nível do que melhor há na actualidade, e conta também com os excelentes jogos optimizados para Tegra, que nos colocam à frente dos olhos gráficos que poderíamos pensar não ser possíveis de ter num equipamento mobile (e que - volto a frisar - estão a correr em resolução HD!)

No entanto, nem tudo se processa como seria esperado... usando o browser de origem, a movimentação nas páginas web nem sempre ocorre com a fluidez esperada, algo que é bastante estranho - pois não será certamente devido a falta de potência do CPU quad-core, que noutros equipamentos é capaz de fazer isso e muito mais sem tais "engasganços". Será talvez culpa de um HTC sense não tão optimizado como se desejaria?

Seja como for, há diversas coisas no HTC Sense que são bem vindas e recomendadas (e que até deveriam passar a fazer parte do Android de origem - como por exemplo o atalho de acesso imediato para o Google Play a partir da secção das Apps.)


A nível de autonomia, como sempre, vai depender bastante do tipo de uso que lhe dão - e no meu caso o melhor que poderia esperar seria o tradicional 1 dia de uso, com uso de 3G/WiFi/Apps/internet. No entanto, para a posteridade fica ali o screenshot do One X depois de estar ligado mais de 6 dias... em standby obviamente! :)






Apreciação Final

Confesso que os primeiros dias com este HTC One X foram feitos com algum descontentamento. Para quem está habituado (e aprecia) modelos mais compactos, como os meus companheiros diários iPhone e Sapo A5, estes smartphones com ecrã de quase 5" parecem... gigantescos!

No entanto, dia após dia, uso após uso... começa a dar-se o efeito que frequentemente descrevo a quem quer comprar um televisor LCD ou Plasma para a sala: o de comprar o maior possível, pois o tamanho parece diminuir após algum tempo. Claro que aqui não se pode exagerar... tem que ser algo que possa ser confortavelmente transportado num bolso, e usado com uma mão. Uma vez que no meu caso os "aparelhos" andam numa bolsa, não me faz grande diferença ter um smartphone com ecrã de 3.5" ou 4" ou 4.7" como é aqui o caso. Mas o que é certo é que depois de uns dias a usar um ecrã de 4.7" HD, regressar ao iPhone faz-se com alguma/bastante estranheza. Subitamente, o ecrã que tanto parecia ser suficiente, passa a parecer claustrofóbico, e a outrora resolução com fartura do retina display... demonstra que afinal já não mostra tanta coisa assim.

Portanto, este HTC tem tudo para ser "perfeito"... Mas infelizmente não é. Os engasganços na utilização do browser tornam a experiência de manipulação e navegação na web em algo mais frustrante do que deveria ser - algo que poderia ser perdoado em equipamentos como o meu A5, mas não num topo-de-gama quad-core.

Para além disso, parecem haver problemas de montagem nalguns lotes de One X's com Tegra (os nossos, portanto) que fazem com que haja uma deficiente ligação à antena WiFi. Um problema que a HTC já reconheceu e que disse já ter resolvido na linha de montagem, mas que ainda não deu explicações oficiais sobre como irá proceder para resolver a quem tiver um equipamento deficiente. (Felizmente, o equipamento que testei não sofria deste problema).


Tirando os problemas de hardware, a grande questão prende-se com o software. O HTC Sense tem coisas interessantes, é certo... mas se estiver na origem dos tais "engasganços" no browser... mais depressa preferia ter um Android "de origem" e com melhor desempenho. Para quem for fã dos flashanços e firmwares alternativos, isso é coisa que certamente poderá ser resolvido; para quem quiser um smartphone "pronto a funcionar", a coisa será mais complicada.

Seja como for, não há dúvidas que este HTC One X é um dos melhores smartphones da actualidade, e que apenas peca nos tal desempenho no browser - que para mim é algo de importância crítica. Sem esses "engasganços" não hesitaria em lhe dar um escaldante bem merecido, mas assim... vai ficar.se com um igualmente atractivo...



HTC One X


Prós
  • Desempenho Global
  • Ecrã LCD HD
  • Preço concorrencial

Contras
  • Ausência de 4G/LTE
  • Potenciais problemas WiFi
  • Protuberância da câmara na tampa traseira


Galeria de Fotos e Imagens







21 comentários:

  1. Depois deste teste, trocavas o teu iPhone por este? Qual a tua opinião? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma, que amanhã é publicado o outro "candidato". E no dia seguinte um comparativo. ;)

      Eliminar
    2. Eu mexi num SG3 e fiquei "apaixonado".
      Fantástico mesmo.
      Tenho visto comparativos HTC One X vs SG3 e vejo o SG3 a ser melhor escolha.

      Não sei se o iPhone 5 vai conseguir lá chegar. Custa-me "abandonar" o iOS. Continuo com ele no iPad. Mas a verdade é que o SG3 agradou-me imenso.

      Eliminar
  2. Olá Carlos, queria te mandar um e-mail dado que este não é o Post certo para o que vou perguntar, mas não consegui. Queria saber se conheces alguma APP Android - Tenho o Asus TF300T da Asus - que dê para programar para o tablet desligar em X tempo.. Como fazemos na tv..
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é o tipo de pergunta ideal para o nosso grupo de discussão/ajuda. :)
      http://groups.google.com/group/aberto-ate-de-madrugada

      Ou então para o do appsdoandroid.com
      https://groups.google.com/forum/#!forum/apps-do-android

      Eliminar
  3. Este é o meu smartphone de eleição..pena o preço.

    Aqui está um video engraçado( tirar fotografias com Bluetooth Earphones) :

    http://www.youtube.com/watch?v=FcOv2F3JjGk

    P.S. Oh Carlos, mas o tamanho não interessa? Interessa sempre ;)

    ResponderEliminar
  4. Olá Carlos,

    É claramente como dizes. Ao inicio pode parecer enorme o ecrã mas à medida que o tempo passa e o usas cada vez mais, o tamanho simplesmente diminui ;) (já uso um à aprox. 1 mesito).
    Tem um ecrã brutal e é simplesmente "gorgeous" em termos de design e contrução.
    Parabéns pela excelente análise a este magnifico smartphone.

    ResponderEliminar
  5. Bernardo, tens este ou o SG3?

    Está a dar-me muita vontade de comprar um sg3.

    E o problema do WIFI no HTC? Se é esse que tens, tens esse problema?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho o HTC X!
      O meu felizmente não tem esse problema, comprei na vodafone mal saiu ;)

      Eliminar
  6. Gostei muito do que vi, quero ver a análise ao SG3 porque tenho ideia que a qualidade dos materiais da SAMSUNG são inferiores ao HTC

    ResponderEliminar
  7. Ola Carlos... Parabéns pela tua análise, está bastante completa. Sem dúvida que o HTC One X é um excelente Smartphone, mas eu ja fiz a minha escolha: Galaxy SIII. Abraço

    ResponderEliminar
  8. Eu acho tão importante o browsing. Isto assusta-me. Não quero um novo smartphone sem garantias que o browsing é rápido, tanto a carregar páginas como a mexer nelas.
    No entanto, pelo que tenho visto no youtube, a experiência parece bem melhor do que tens aqui.
    Já não sei bem que pensar.

    Já agora uma nota para o comparativo: vejo mt no youtube, nas comparações entre browsers, o HOX a usar text reflow e o S3 a não usar. Daí que parece que o HOX dá saltinhos, mas na minha opinião, não quero viver sem text reflow, é maravilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente, detesto o "reflow". Mas gostos não se discutem. :)

      De qualquer forma, aqui estava com o reflow desactivado (para ficar em condições iguais para o comparativo que há-de vir... ;)

      Eliminar
    2. Se o browser não funciona como o esperado, não faltam opções na PlayStore.

      Eliminar
  9. Boa Tarde a todos. Depois de ler o teste com alguma atenção (não é muito extenso), concluí que muita coisa fica por dizer, e tendo eu o HTC One X à mais de 2 meses, tempo que demorei a "dominar a fera", julgo que se fica com uma imagem muito superficial das qualidades deste equipamento. Por isso recomendo que falem com pessoas que tenham o equipamento à mais tempo, senão correm o risco de ficar com uma ideia muito limitada do One X. Começo pela Fotografia - lente de 28mm, abertura de f2.0, fotografias a 5 fotos por segundo, até no máximo 99 (são quase 30 segundos a disparar fotos em sequência). A abertura de 28mm é fenomenal para fotos dentro de casa ou em exteriores. O refluid text que foi "acusado" de tornar o browser mais lento, está presente também nos SMS e nos emails, o que são características poderosas e ricas para quem lê muito no telemóvel. Infelizmente, muitos testes passam ao lado desta característica, porque é apenas um teste que realizam, e não chegam a ter acesso às partes rotineiras do telefone, em que nos devolve diferenças e utilidades no dia a dia.

    O Quad Core da NVidia é potente e com efeitos sem precedentes, e mesmo modelos recentes, se não tiverem o Tegra 3, não fazem os mesmos efeitos que obtenho no One X.

    O Som passou também ao lado: é fenomenal, som de estúdio, som autêntico, nunca ouvi algo assim. Mais uma vez, só mesmo com a experiência na utilização no dia a dia é que podemos perceber e entender a qualidade deste novo One X (o som Beats faz parte de toda a gama ONE da HTC).

    Sugiro testarem todos os telemóveis, antes de tomarem uma decisão, mas façam com argumentos de experiência própria, não porque eu disse, o outro disse, o diz que faz....

    PS:
    Não entendi o que esta afirmação quis dizer:
    (A notável ausência é no entanto o suporte para redes 4G/LTE, funcionalidade que é suportada numa variante equipada com um CPU Dual-Core.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Nuno

      Em primeiro lugar, obrigado pelo comentário.

      Sim, as análises que aqui publico não são tão extensas ou aprofundadas como alguns poderiam desejar, mas foi precisamente esse o meu propósito desde início. Claro que também se torna impossível, através de um contacto de alguns dias ou uma semana, aprofundar e explorar ao máximo cada equipamento - pelo que o que reconto são as "primeiras impressões" que me ficam.

      Mas, sou também o primeiro a relembrar constantemente o que disseste: de que as pessoas devem, experimentar, procurar, pesquisar, e tomar as suas próprias decisões. Coisas que para mim são "irrelevantes" ou "fracas" (ou "boas"), podem para outras pessoas ser "importantes" ou "suficientes" (ou "más"). Cada caso é um caso... e eu sou apenas "mais um".

      Por exemplo, o Som beats que tanto achas excelente, a mim não me impressionou *nada*. Não sei se será por estar mal habituado, ou não ter orelhas audiófilas (o que é certo é que convido quem cá quiser passar para fazer essa comparação com um iPhone, SGS3, e outros mais equipamentos, com uns headphones de estúdio, para tirar as suas próprias conclusoes).

      Quanto à última frase, que te deixou com dúvidas:
      "A notável ausência é no entanto o suporte para redes 4G/LTE" -> ausência de suporte para redes 4G/LTE
      "funcionalidade que é suportada numa variante equipada com um CPU Dual-Core" -> nos EUA tens One X com 4G/LTE, mas que em vez de virem com um Tegra 3( para o qual ainda não há/havia modem 4G) vêem com CPUs Snapdragon dual-core.

      Espero ter conseguido esclarecer. :)

      Eliminar
  10. Obrigado Carlos pelo teu esclarecimento. Aceito o simpático "desafio", diz me como/onde posso realizar o teste de som, em comparação com auscultadores iguais, no One X, S3 e iPhone. Estarei lá. Como é natural, e porque já é off topic, eu sugiro que troquemos email para esse propósito: nuno.az@gmail.com.

    Quanto à variante LTE, antes de te fazer a pergunta que te fiz, sei perfeitamente que existe um dual core da HTC com LTE nos Estados Unidos, mas parece ter te passado ao lado o seguinte: não funciona na Europa. É tal qual a situação do iPad 3 4G, que chegou cá a Portugal, a publicitar o 4G para os clientes (com claro propósito para enganar o mais distraído a comprar um tablet "4G" que simplesmente, não funciona cá, eu próprio fui a 3 lojas, uma das quais da Apple, e disseram me discaradamente "por enquanto não, mas leve o iPad 3, que entretanto as operadoras vão resolver isso..). A HTC não libertou o HTC One X porque ESSE 4G não funciona em Portugal. Simples e sincero, não achas? E a mesma coisa fez a Samsung, que tem o mesmo S3 com a variante LTE nos Estados Unidos, mas, mais uma vez, não funciona na Europa. Conclusão: então no caso do HTC, foi "descuido" não terem lançado a versão LTE cá, no caso da Samsung, que fez exatamente o mesmo, não é mencionado como uma coisa má. Mas uma vez, não entendo. São coisas que não entendo, mas é apenas a minha opinião, mas quem sou eu, reduzo me à minha insignificância. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a mesma crítica da ausência do 4G aplica-se também ao SGS3, e está lá bem referido nos "contras".
      No HTC mereceu um parágrafo "explicativo" por ser algo que atormentou praticamente todos os equipamentos Tegra 3. No caso do SGS, a versão LTE continua a ter o mesmo CPU quad-core.

      De qualquer forma, o 4G "universal" vai ser uma autêntica salgalhada (como já referi também por N vezes, desde a saída do iPad 3)...

      Quanto ao desafio, se fores cá da zona de gaia, é memso questão de se combinar um dia - ou apareceres num dos nossos meetings mensais no ultimo sábado de cada mes. :)

      Eliminar
  11. Já foi lançado a nova versão HTC Sync Manager para os modelos One. As novidades: melhores backups, melhor sincronização de calendário, melhor gestor multimédia, importar CD, etc:

    http://www.htc.com/pt/software/htc-sync-manager/#overview

    ResponderEliminar
  12. Muito bom este HTC ... lá vou eu ter dê trocar o meu Desire S

    ResponderEliminar
  13. como faço para o menu ficar em português? primeira vez que uso android. alguem pode ajudar?
    entre em contato prezadoalan@hotmail.com

    ResponderEliminar