2012/06/06

Apresentação Devolo em Lisboa

A Devolo poderá ser imediatamente associada aos seus produtos Powerline, que permitem estender uma rede até qualquer local onde haja uma tomada eléctrica; mas... todas as oportunidades são boas para ficar a conhecer um pouco mais sobre esta empresa e os seus produtos, e assim sendo... lá coube ao incansável Luis Costa representar o Aberto até de Madrugada mais um vez neste evento realizado em Lisboa.


Ontem, foi sem dúvida um dia muito ocupado. Depois de uma apresentação logo pela manhã, seguiu-se um evento organizado pela Devolo, o qual teve lugar nas instalações do Teatro Aberto em Lisboa.





O António Marques da AEMpress, começou por apresentar os representantes da Devolo:
  • Nicolai Kollock, Country Manager;
  • Florian Szigat, o novo PR Manager;
  • Christoph Roesseler,Vice President Marketing & Public Relations.

Findas as apresentações, Christoph Roesseler apresentou um breve historial da empresa. A posição dominante no mercado europeu foi alvo de destaque.


Segui-se Nicolai Kollock, que começou por explicar sucintamente a tecnologia por detrás do PLC.


De seguida, passou em revista alguns dos equipamentos da Devolo, enumerando as suas funcionalidades e possíveis utilizações.



As apresentações foram (como convém) bastante curtas e sucintas - algo que poderia servir de exemplo a alguns outros eventos.

Seguiu-se um belo repasto no restaurante Pano de Boca (está integrado no edifício de Teatro Aberto). Esta foi não só uma a oportunidade para degustar algumas iguarias alemãs (tecnologia alemã aliada a cerveja alemã - a combinação perfeita), mas também para trocar impressões com os representantes da Devolo.

Tive oportunidade de tomar contacto com alguns equipamento que todos nós gostaríamos de ter em nossas casas.

Os novos módulos dLAN 200 AVduo, com duas portas RJ45 e baixo consumo energético e o  dLAN 200 AV Wireless N, com 3 portas RJ45 e WiFi N pareceram-me particularmente interessantes.
Quem não tenha possibilidades de passar cabos e tenha problemas com a propagação do sinal WiFi, tem nestes dois equipamentos alternativas a considerar.

Na imagem em cima além da weissbier, temos uma câmara IP, que naturalmente necessita apenas de se ligar à rede eléctrica (dispensando WiFi e Ethernet) e - não menos importante - podemos ver lá atrás um equipamento "faz tudo". Esta pequena maravilha, além de 4 portas RJ45, tem entrada powerline, coaxial e telefone. Permite interligar várias tecnologias. Foi apresentado como solução para "ligar" edifícios contíguos.
dLAN 200 AVduo e  dLAN 200 AV Wireless N

Outra alternativa interessante é o  dLAN 200 AVpro DINrail, o qual é directamente ligado no "quadro da luz". Este equipamento trabalha em conjunto com tomadas de parede, solução que proporciona uma instalação mais simples que a passagem de cabos RJ45.




Fruto da minha posição geo-estratégica durante o almoço, tive a oportunidade de dialogar com o Christoph Roesseler sobre as soluções Devolo.

Foi com redobrado interesse que ouvi as suas explicações, acompanhadas pela visualização de um powerpoint sobre a aposta que a Devolo está a fazer na home automation.

Um pequeno módulo, denominado Green Phy (fixem este nome...) promete contribuir decisivamente para implementação de processos automáticos nas nossas casas.
O Green Phy está previsto ser incorporado nos vulgares electrodomésticos e equipamentos eléctricos que equipam o lar, e assim permitir o seu controlo e monitorização. As suas reduzidas dimensões, combinadas com um igual baixo consumo prometem ser trunfos de peso.


Embora a aplicação tenha sido demonstrada num equipamento iOS, existe também uma versão para Android. :)


... Uma tecnologia que merece ser seguida com atenção, e sobre a qual cá estaremos para dar todos os desenvolvimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)