2012/06/02

Nasa Propõe Margem de Segurança para Marcos Históricos Lunares


Recentemente atingimos um marco histórico, com o envio de uma cápsula (a Dragon da SpaceX) até à estação espacial internacional (ISS) completamente a cargo de operadores privados. E... não se pense que isto é algo que irá ficar por aqui, já que existem dezenas de equipas empenhadas em cobrar o prémio de 20 milhões de dólares do Google Lunar X Prize. Um desafio que consiste em levar um robot até à lua, que percorrar várias centenas de metros, e envie imagens de alta-definição para a Terra.

Desafio esse que, também tem causado algumas preocupações à Nasa, quanto à protecção dos locais e objectos históricos que por lá permanecem desde o tempo da "corrida espacial" que culminou com as várias missões que colocaram astronautas na Lua.

Para evitar que as aterragens desta nova vaga de naves espaciais e as movimentações de um robot fora de controlo possam inadvertidamente causa danos irreparáveis a estes marcos históricos da humanidade, a NASA propôs várias margens de segurança que vão desde os quilómetros (para os locais de alunagem, para evitar a projecção da abrasiva poeira luna), a várias centenas de metros para os locais de alunagem das missões Apollo 11 e 17.

No entanto, há outros elementos que a Nasa não se importa que sejam examinados bem de perto, por exemplo, as bandeiras, ferramentas, e demais objectos - assim como os locais das outras missões Apollo, têm margens de segurança de apenas 1-3 metros, o que possibilitará a captação de imagem bem pormenorizadas.

O prazo para o Google Lunar X Priza termina em 2015... vamos lá ver se algum dos candidatos conseguirá receber o prémio.

[via wired]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)