2012/06/14

Windows 8 no MacBook Pro Retina

 O nosso amigo Anand tem estado de volta do novo MacBook Pro com retina display (2880x1800) e resolveu ver que tal se comportaria o Windows num ecrã desta resolução.

Como já aqui falamos, estas resoluções "retina" obrigam a que os sistemas operativos deixem de gerir a resolução como faziam até aqui. Veja-se por exemplo, como fica o Windows 8 num ecrã que oferece 2880x1800 pixeis em apenas 15":


Aquele vídeo que se vê no canto inferior esquerdo, é um vídeo FullHD a ser exibido na sua resolução total - já serve para dar uma perspectiva do que se trata... E o texto, passará a ser algo que - embora legível - certamente não o será para todos os que não tenham uma visão perfeita (e mesmo aí... imagino o que seria olhar para texto tão pequeno durante horas seguidas.)


De qualquer forma, a utilização do Windows neste novo MacBook Pro fica ainda limitada pela não existência de drivers para a placa gráfica GT 650M da Nvidia que a Apple utilizou - e muito menos a sua utilização em modo híbrido com a gráfica onboard para maior poupança de energia. Também por isso, esta resolução total apenas fica disponível no Windows 8, já que no Windows 7 se fica limitado a um máximo de 1600x1200 (até que a Nvidia disponibilize um driver.)

É caso para dizer que quem quiser dar uso a estes ecrãs desde já, terá que estar disposto a aturar estes sintomas habituais das novas tecnologia na sua fase inicial. (Para todos os outros, poderá ser mais aconselhável aguardar mais 1 anito... para que as coisas estabilizem e o software já esteja preparado para disfrutar desta tecnologia.)

2 comentários:

  1. Aproveito para relembrar que no Windows 7 pode-se aumentar o tamanho da letra / dos dpi e dai não levantar nenhum problema. Quando aos drivers isso já depende do fabricante e não do Windows... Mas fora isso não só o hardware destes Mac é fabuloso, como o sistema operativo esta muuuuuito bem conseguido :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso nem sempre funciona como seria desejável... Muitos programas "partem-se" todos quando tentas usar dpis diferentes; e já tive até casos de programas que nem sequer arrancavam se tivessem dpis diferentes (normalmente, daqueles que em vez de fazerem as coisas simples com elementos standard do Windows, recorrem a "folclore" gráfico específico...)

      Eliminar