2012/07/09

Apps de Desfragmentação no Android


Se no outro dia falamos das milagrosas Apps que prometem aumentar a autonomia do vosso smartphone; hoje vamos falar-vos de outras que tentam igualmente conquistar clientes incautos, que estejam traumatizados por problemas que afectavam os sistema de armazenamentos nos discos rígidos magnéticos dos seus computadores. Refiro-me às Apps que começam a surgir no Google Play Market, e que prometem desfragmentar os vossos Android!

A questão é que os vossos Android usam memória Flash - que nada tem a ver com um disco rotativo magnético que tem que esperar "milissegundos" para que o bloco de dados que deseja passe pela cabeça de leitura (ou escrita) - e cujo tempo de acesso é independente do seu posicionamento no "início" ou "final" de um endereço de memória. Daí que, o conceito de desfragmentação deixa de fazer sentido, e não só não traz nenhuma vantagem como até tem precisamente o efeito inverso: uma vez que que o número de ciclos de escrita nestas memória é limitado, estar a regravar dados apenas para os "alinhar" apenas estará a diminuir a longevidade das memórias.

E se alguns de vocês ainda se pudessem sentir tentados a imaginar que pudesse haver qualquer infíma vantagem em manter os dados contíguos numa memória flash, convém também não esquecer que em muitos casos esses memsmo blocos aparentemente contíguos... não o são. É que os sistemas de controlo das memórias têm que ter em consideração a tal longevidade dos blocos, e também possíveis blocos com erros; e como tal... internamente podem movimentar, substituir, e re-endereçar blocos, para melhor distribuirem os dados que estão a ser escritos e/ou trocarem-nos por blocos suplentes para serem usados em caso de erros (isto é algo que acontece nos SSD... motivo pelo qual também não deverão preocupar-se com desfragmentações neste tipo de discos.)

1 comentário: