2012/07/17

Notícias do Dia

O Aberto até de Madrugada com um novo atalho de url que vos permite aqui chegar com menos teclas que nunca; um espectacular sistema de motion tracking capaz de seguir objectos super velozes; o novo Office 2013 da Microsoft; mias um smartphone Android com hardware interessante a preço acessível que está prestes a chegar até nós; a redução de preços do Lumia 900 nos EUA; o XBMC chega ao Android; as decisões que entre telemóveis "burros" ou "inteligentes" que cada vez mais pendem para os smartphones; e muito mais, já a seguir.



Operadores Europeus já Acumulam Nano-SIMs?



Parece que os operadores de telecomunicações europeus não querem ser apanhados desprevenidos e começam já a preparar os stocks para os novos cartões Nano-SIM que deverão ser usados pelo próximo iPhone 5 da Apple. iPhone esse que alguns dizem poder vir a ser apresentado já no início de Agosto, como forma de combater o Galaxy S3 da Samsung, que tem tido muita boa recepção por parte dos consumidores. (E, por motivos idênticos, mas relativamente ao Nexus 7, poderemos também esperar para breve o mini-iPad?)


Vodafone Portugal vai monitorizar Redes Vodafone Europeias

A Vodafone Portugal foi escolhida pelo Grupo Vodafone para alojar o centro de monitorização das redes de Espanha e outros países europeus. Designado por Atlantic NOC (Network Operations Center), este será um dos dois únicos Centros de Operações de Rede do Grupo Vodafone na Europa e estará localizado no Edifício Sede da Vodafone Portugal, no Parque das Nações.

Neste centro irão trabalhar aproximadamente 150 pessoas, das quais cerca de 120 serão novos colaboradores. A fase de recrutamento está já a decorrer e os perfis mais procurados são engenheiros e técnicos especializados.


Microsoft sob Investigação por "Falha" que Fez Desaparecer Escolha dos Browsers


O mundo do software e do hardware é bastante curioso... se por um lado se assiste a batalhas de patentes que visam suspender toda e qualquer "cópia", mesmo quando se trata de algo profundamente básico; por outro lado chega-se ao ponto de obrigar um fabricante a ter que disponibilizar produtos concorrentes... no seu próprio produto: como é o caso do Windows, que na Europa for obrigado a apresentar um ecrã de selecção de browsers alternativos.

Ecrã esse que no entanto deixou de aparecer devido a uma falha técnica, o que causou logo preocupação nas autoridades europeias, que querem agora saber o que se passou - e que poderá mesmo vir a significar sanções.

A Microsoft, por seu lado, diz já ter corrigido o problema, e voluntariou-se para estender o prazo desta decisão por mais 15 meses.


AT&T Vai Cobrar por Facetime em 3G?

Mais uma daquelas vergonhas que, espero eu, por cá não se venha a verificar. Nos EUA já é prática comum cobrar extra por funcionalidades como o tethering ou hotspot nos smartphones - algo um pouco ridículo... já que... se o plano inclui tráfego de dados, que diferença faz que esses dados sejam usados por este equipamento, ou outro "através" dele?

Mas, com a (já muito atrasada) chegada do Facetime a funcionar sobre 3G - coisa que até ao momento apenas era possível via WiFi - parece que a AT&T se prepara novamente para cobrar ainda mais por esta funcionalidade.

Caros operadores nacionais... é que nem se atrevam a imaginar em tal coisa! Dados são dados... e se há sítio onde a "neutralidade dos dados" anda a ser abusada - e não o deveria ser - é no sector mobile (como aquelas cláusulas de que se tem internet móvel... mas que não se pode usar VoIP... etc.)


E já agora... cara Apple... lembram-se de que o Facetime iria ser aberto aos developers, para que pudesse ser utilizado por quem o quisesse utilizar? Isso afinal é para quando?


Curtas do Dia

2 comentários:

  1. Realmente a AT&T diferenciar o tipo de dados para fazer cobrança é algo abusivo, mas não é feito apenas por motivos financeiros, videochamadas são algo que ocupa bastante largura de banda e como vão por dados "normais" não entram em canais das videochamadas 3G "comuns" e a largura de banda não é infinita, em especial quando se fala de cidades da costa leste com imensa população. Há quem explique isto melhor que eu: http://penny-arcade.com/patv/episode/spectrum-crunch

    ResponderEliminar
  2. Uma falha técnica que demorou 16 meses a ser detectada!?
    E em Dezembro 2001 terem assegurado à UE, numa mais que flagrante mentira, que a opção estava presente?
    Não detectaram em Fevereiro de 2011 nem nos meses que mediaram até Dezembro, altura em que asseguraram `UE que estavam a cumprir as normas, e tampouco detectaram desde Dezembro até hoje!?

    É por demais notória a cada mais mais galopante incompetência daquela companhia mas até este ponto é absolutamente inacreditável.
    O que é mais verosímil é que artificialmente lá conseguiram empolar os números numa altura em que a concorrência até já os ultrapassou.

    Como nota final, e como já o disse por diversas vezes, também não acho correcto que eles tenham sido obrigados a meter tal opção para os browsers. Porém, o que deveria ser opção é mesmo qualquer computador vir originalmente sem qualquer SO e caso tenham algum SO o preço deveria ser destacado à parte - isso sim é que é uma opção e aqui poderíamos finalmente falar em poder de escolha.

    @braço.

    ResponderEliminar