2012/08/13

Curiosity Recebe Primeiro Update


Enquanto por cá milhões de utilizadores se podem sentir frustrados à espera de updates para os seus smartphones que tardam em chegar, em Marte as coisas parecem passar-se de forma bem mais rápida: a Curiosity já está a receber o primeiro grande update de software.

Mas calma... não se trata de um update cozinhado à pressão para corrigir bugs, como aqui na Terra frequentemente acontece - e certamente que a Nasa não se esqueceu do que aconteceu com a sua anterior sonda Viking, que funcionou durante anos e anos na superfície de Marte... até que um update mal planeado inadvertidamente apagou parte das rotinas responsáveis pelo posicionamento da antena, assim desferindo um golfe fatal na missão.

Este update é um update que sempre esteve planeado desde o início, e tem por objectivo preparar a Curiosity para a sua tarefa principal: a navegação e exploração do solo marciano; deixando de ser necessárias todas as rotinas que até aqui ocupavam o seu espaço de memória, e que eram exclusivamente dedicadas à fase de aproximação e aterragem. Uma actualização que no entanto também não seria recomendado para os mais impacientes e apressados, já que devido à quantidade de dados que podem ser comunicados por dia, é uma actualização que irá demorar 3 ou mais dias a ser concluído na totalidade.

Entretanto, aquela imagem ali em cima, é uma das primeiras de alta-resolução que espreita directamente o solo marciano, e onde se pode também ver uma das rodas "todo-terreno" da Curiosity.

(E como não podia deixar de ser, já começaram as teorias da conspiração sobre as imagens que têm chegado de Marte :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)