2012/08/04

Lightpen da Microsoft para Todos os Ecrãs


Hoje em dia podemos considerar corriqueiro um ecrã capaz de detectar os toques, algo que se tem tornado tão popular nos últimos anos que já nem inspira qualquer tipo de "magia". Mas, noutros tempos as coisas eram bem diferentes, e a Microsoft parece querer recuperar um velhinho acessório que certamente trará memórias nostálgicas a alguns de vocês: uma caneta "lightpen"! Mas não se trata de uma lightpen normal, mas sim de uma lightpen capaz de trabalhar em qualquer tipo de ecrã.

Para quem nunca ouviu falar de uma lightpen, é o nome dados às canetas que permitiam escrever nos ecrãs, e que existem há décadas, no tempo em que os LCDs eram uma miragem e os CRTs dominavam o mundo.

Como viciado em tecnologia desde "que me lembro", era óbvio que me sentia fascinado por esse milagre da tecnologia que seria poder desenhar directamente num ecrã, e finalmente proporciou-se o meu primeiro contacto com estes aparelhos... uma lightpen da DK'Tronic que havia para o ZX Spectrum. :)

O primeiro contacto foi um pouco decepcionante, porque em vez do funcionamento "perfeito" que eu imaginava que aquilo tivesse, o sistema fazia com que a área do ecrã onde se encostasse a caneta, começasse a piscar violentamente. Não era por defeito, mas sim por necessidade. As lightpen usavam um pequeno detector de luz que era capaz de detectar o varrimento feito pelos CRTs. Mas... para isso era necessário que houvesse "luz" - e um ecrã preto não era propriamente algo que facilitasse a vida a estas lightpens de baixo custo.

O resto era matemática... ao detectar o momento em que o ponto ficava iluminado, era só calcular qual o tempo que tinha decorrido desde o início do redesenhar do ecrã e a sua detecção, e assim estimar a posição onde estavamos.


Com os LCDs, a coisa teve que ser reformulada... e esta proposta da Microsoft apresenta-nos uma lightpen que tem uma pequena câmara integrada, e que consegue ver uma parte do ecrã. No entanto... o problema que afectava a lightpen no Spectrum mantém-se! Como poderá uma câmara detectar a posição em que está, caso esteja numa imensidão de pixeis a preto, sem qualquer referência?

E é aí que os engenheiros da Microsoft se lembraram de uma solução bem simples, mas eficaz. Em vez dos violentos e altamente perceptíveis "flashes" de luz do tempo do Spectrum, são usadas subtis diferenças de luminosidade nos subpixeis azuis (aos quais os nossos olhos são menos sensíveis). Graças a essas alterações imperceptíveis ao olho humano, a câmara na lightpen é capaz de determinar a posição exacta em que está.


... E se estão a pensar porque motivo não se usam os paineis touch que já existem? É que os paineis capacitivos que tão amigáveis são do toque humano, não são apropriados para o uso de stylus nem têm a precisão adequada. Para que o sejam, é necessária uma camada adicional, que retira luminosidade ao ecrã e pode afectar a sua qualidade visual. Com este sistema de lightpens com câmara, evitar-se-ia isso, e automaticamente se tem também uma lightpen que é capaz de funcionar em praticamente todo o tipo de ecrãs.

1 comentário:

  1. Anónimo4/8/12 16:34

    Há sempre problemas que se mantém, como a necessidade de ter um protector de ecrã para nao o riscar, dai que recomecamos o mesmo problema da camada (em ecrãs resistivos) e perda de qualidade. Para mim o ideal é comprar uma mesa digitalizadora.

    ResponderEliminar