2012/08/25
TangiBot Copia Descaradamente a MakerBot
Uma das grandes premissas dos projectos open-source, quer sejam software ou hardware, é precisamente a de permitir que outras pessoas os utilizem como bem entenderem. No entanto... há um caso que poderá reacender a questão daquilo que se "pode" fazer versus aquilo que será "ético" fazer.
A TangiBot é um projecto do Kickstarter que pretende criar uma impressora 3D... que nada mais é que uma réplica "clonada" da popular MakerBot Replicator. A questão é que, sendo o Replicator baseada em planos open-source... não há nada de ilegal neste projecto - que recorrendo a mão de obra chinesa, visa oferecer a sua TangiBot a $1199 dólares, em vez dos $1799 que custa a Replicator "original".
Embora o criador deste projecto esteja a ser duramente criticado por muitos membros da comunidade das impressoras 3D, por estar a tentar "estragar o negócio" a quem realmente criou a Replicator, há também quem o apoie - e ele próprio relembra que o sistema base de todas estas impressoras 3D é algo que já existe há décadas, e que não apresenta "segredo" nenhum: sendo que a sua TangiBot a custo reduzido irá possibilitar que muitas mais pessoas entrem no mundo da impressão 3D.
Que vos parece... acham que é algo correcto e/ou ético de se fazer; ou... nem por isso?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Boas tardes.
ResponderEliminarBem, eu penso que sim, partindo do principio que o projecto é open-source qualquer pessoa pode usar o "desenho original" visto que este foi criado e disponibilizado pelo seu criador ao resto do mundo. Neste caso é uma impressora 3D, mas se fosse um software open-source a mesma lógica também se aplica. Qualquer um pode pegar no código fonte de um programa e tentar vende-lo. Foi isso que aconteceu com o wine, um programa open-source para correr aplicações de Windows em Linux. O programa é tao bom que apareceram pelo menos 2 empresas a comercializar programas baseados no wine com uma interface melhorada e pouco mais.
Se o projecto é open-source *e não é uma cópia quase integral*, aí não vejo onde possa haver problema. Se utiliza técnicas já mais do que existentes, é tranquilo.
ResponderEliminarOu seja, um MakerBot imprimiu um TangiBot
ResponderEliminarE um fundo para tomar contacto com esta tecnologia?
ResponderEliminarQuanto à pergunta, nada como o modelo original justificar o acréscimo no preço final com um conjunto de características de inegável qualidade.