2012/08/25

Windows 8 informa a MS dos Programas que Instalam


Eis mais um elemento que servirá para atiçar a polémica em torno do novo Windows 8. Devido ao sistema de segurança SmartScreen que vem activado de origem, o Windows 8 informa a Microsoft de todas as Apps que tentarem instalar.

O SmartScreen é um sistema que pode ter boas intenções (pretende verificar se um executável tem os certificados de segurança que garantam a sua autenticidade)... mas que alguns poderão considerar abusivo, ao permitir que a MS potencialmente crie uma base de dados de todo o software que cada utilizador instala no seu PC. Ainda por cima, parece que o envio desses dados é feito de forma que não garante a segurança/privacidade dos dados.


Caberá a cada um decidir se isto é efectivamente um abuso, ou se é simplesmente uma das concessões a fazer para tentar ter segurança acrescida naquilo que se instala.

É que, analisando bem as coisas... será justo "crucificar" o Windows 8 por fazer isto (para além de que é uma opção que podem desactivar)... quando por outro lado se usa e abusa de equipamentos Android e iOS - onde igualmente toda e cada App que descarregam e instalam é do conhecimento do Google e da Apple (e aqui não há sequer opção a desactivar que impeça isto - a não ser instalar Apk's directamente, ou fazendo jailbreak)?

3 comentários:

  1. É um abuso.
    Mas é preciso ser da MS para ser evil, porque a google e a apple não são tal coisa para os respectivos fãs.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva

      Todo e qualquer abuso na invasão de privacidade de alguém deve ser condenado, qualquer que seja a empresa que o tente..., e neste assunto, sabemos bem que TODAS ultrapassam o admissível, tentando esconder o facto...
      Não vale a pena estar com clubites parvas...

      Eliminar