2012/09/03

Bruce Willis vai Processar iTunes

Não sei se o Bruce Willis lê o Aberto até de Madrugada... mas parece! Ainda no outro dia abordamos o assunto dos conteúdos digitais, e de como isso quebra aquele ciclo que todos nós conhecemos, dos discos e música que nos é deixada pelos nossos pais. (Um assunto que não é novo por cá, e que temos abordado ao longo dos tempos).

Pois bem, Bruce Willis não está disposto a deixar que a sua colecção de músicas compradas no iTunes simplesmente desapareça após a sua morte, e está interessado em poder deixá-la às suas filhas.

Para isso vai processar a Apple sobre os direitos de possessão da música comprada no iTunes. É que quando se "compra" uma música no iTunes (e na maioria das lojas de conteúdos digitais) não estão a comprar a música, mas sim apenas o direito de a ouvir... numa espécie de empréstimo com direitos bastante reduzidos face a uma compra física: por exemplo, a nível do empréstimo, revenda, etc.

Actualização: afinal... parece que não passou de uma notícia inventada pelo Daily Mail... bem me parecia bom demais para ser verdade...


Uma medida com qual todos nós podemos simpatizar e concordar, mas que - verdade seja dita - é uma luta inglória que não estará ao alcance da maioria das pessoas.

Talvez com um nome sonante como o de Bruce Willis, as coisas possam mesmo vir a mudar, e a ser a "gota de água" que origine a mudança necessária que todos esperamos nos direitos de autor quando aplicados aos conteúdos digitais.

... Melhor ainda, seria Bruce Willis aliar-se a alguns dos seus amigos de Hollywood. Bastaria contar com Chuck Norris a seu lado para que o assunto estivesse automaticamente resolvido. ;)

7 comentários:

  1. Os tabloids ingleses são lichados :)
    "Se não aconteceu, podia muito bem ter acontecido".

    Está mesmo pobrezinho o Bruce Willis, preocupado em deixar as músicas compradas no iTunes às quatro filhas como herança ;-)

    O Techcrunch descobriu um site com uma lista, incompleta, de contas com indicação do que lhes acontece quando o titular se fina. Isto se as contas estiverem com o nome verdadeiro, o que não é o meu caso.
    http://techcrunch.com/2012/09/03/bruce-willis-itunes-music-library/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz o Correio da Manhã: "Bruce Willis veio agora a público dizer que os seus advogados estão estudar medidas legais para contra-responder às normas do serviço iTunes" :)

      Aprende-se muito com este caso. É só googlar e ver quantos blogues e órgãos de comunicação de referência (e outros) enfiaram o barrete e ao conto acrescentaram uns pontos.

      Eliminar
  2. Anónimo4/9/12 08:50

    Desculpa, no itunes paga-se pelo direito de ouvir música durante uns tempos e depois perde-se o direito? Despois as discográficas queixam-se porque isso não acontece no piratebay

    ResponderEliminar
  3. Quando se compra uma musica, ela é nossa até um certo ponto... Não a podemos andar ai a vender ou dar, pois não fomos nos que fizemos a musica. Ela é de alguem, é como um filme...
    Pagamos para ouvir, gravar, reproduzir, o que quiserem, mas o ficheiro é só para nos.
    É óbvio que essa cena dos pais e filhos, não faz sentido, uma vez que o que é meu é dos meus filhos, mas não dos meus vizinhos e/ou amigos...

    Só sei que hoje em dia as discográficas estão mais preocupadas em lutar em tribunais, do que se dedicarem a fazer boas musicas! Não me lixem e façam mas é musicas de jeito como havia antes de toda esta preocupação dos direitos de autor e diabo a sete!!

    Digam-me por favor de que musicas intemporais e inesquecíveis se fizerem nesta ultima década?... hummmm?...

    ResponderEliminar
  4. Exemplo:

    http://weknowmemes.com/2012/07/run-the-world-vs-bohemian-rhapsody/

    ResponderEliminar
  5. Temos pena a vocês todos q ouvem musica em bits e quem nem lhe conseguem cheirar o rasto!!!
    ...sim eu tb oiço, mas só mesmo pq é mais versatil ter no tlmv, pq apesar disso continuo a comprar cds fisicos, bons e preços razoaveis (preços online do uk)

    No dia em que os cds fisicos acabarem, acabou-se, deixo de comprar musica!!! Fisico, será sempre fisico!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qaundo comecei a ler o teu comentário fiquei esperançoso...
      Mas depois enterraste-te todo... quando falaste em musica em suporte fisico ainda pensei que te estavas a referir ao vinil... mas depois quando falaste em cds estragaste tudo... então criticas quem ouve musica "em bits" mas depois dizes que compras musica em suporte fisico que é sempre melhor e que quando os cds acabarem nao compras mais musica... mas esqueceste-te de um pequeno pormenor... é que os cds tambem são musica "em bits"...

      Eliminar