2012/09/13

Do Not Track no IE10 cai no Ridículo

Com a crescente procupação com a privacidade dos utilizadores na Internet, chegou-se ao ponto de ter que se considerar formas de manter o anonimato dos mesmos enquanto visitam as diversas páginas web. É esse o princípio da definição "Do Not Track", que pretende informar os sites de que certo utilizador não quer ser "controlado" (claro que, caberá aos diverosos sites e serviços cumprirem com essa decisão).

Por isso, a notícia de que a MS pretendia activar essa definição de origem no seu IE10 até poderia parecer uma boa medida na defesa dos utilizadores... Mas no entanto é uma intenção que não passa disso mesmo, e que poderá deitar por terra a suposta privacidade extra que este Do Not Track prometia.

É que o standard que foi acordado define expressamente que este modo deverá estar indefinido, e ser explicitamente escolhido pelo utilizador. Ou seja... não poderá ser o developer a decidir que esta definição vá activada - ou desactivada - de origem.

Com a Microsoft a tomar essa decisão unilateralmente e contra as regras do standard, os responsáveis pelo Apache já disseram que o seu software (responsável pela maioria dos sites na internet) irá simplesmente ignorar esse modo sempre que for feito um acesso com um browser IE10. Ou seja, à custa da "boa vontade" da MS, mesmo os utilizadores que expressamente decidissem manter o anonimato continuarão a ser seguidos e controlados... e provavelmente pensando que estão "a salvo", por terem activado o tal modo.

Custaria assim tanto ver as empresas a chegarem a acordo e seguirem as decisões que foram deliberadas?

4 comentários:

  1. A intencao e mesmo a de seguir e controlar todos os "navegantes" em nome da publicidade ignora-se a privacidade, cada vez mais....

    ResponderEliminar
  2. "Windows 8 enables the Do Not Track setting as a default in IE10 when the operating system is installed with default settings, but the installer program does give people an option to change it."

    ResponderEliminar
  3. Mas não podes olhar para metade da questão: isso é apenas para quem o instalar explicitamente; para quem levar com um Windows 8 já pré-instalado vem definido de origem - que é precisamente o que aqui está em causa.

    ResponderEliminar
  4. Só testando... instala aí um Windows 8 e diz-me. :)
    De qualquer forma, parece-me que as entidades que se insurgiram contra isto tenham credibilidade para o ter feito com as devidas causas - o que não seria o caso se a tal pergunta fosse feita depois da instalação padrão com que a maioria das pessoas levará ao comprar um computador já com Windows 8.

    ResponderEliminar