2012/09/06

Fotos do PureView também Eram "Falsas"


Era lógico que, se tivessem recorrido a câmaras profissionais para demonstrar o efeito da estabilização óptica em funcionamento, em vez de vídeo gravado com a câmara PureView do 920, também o tivessem feito com as fotos.

Nalgumas fotos usadas pela Nokia para mostrar as vantagens da estabilização óptica nas cenas nocturnas, permitindo aumentar a exposição e captar mais luz, as dúvidas sobre a sua veracidade surgiram rapidamente. Intrigado pela iluminação nas fotos que não "batia certo" com a iluminação no local, e sem acesso aos dados EXIF que ajudassem a esclarecer a questão,  houve um pequeno pormenor que não passou desepercebido: o efeito estrelado que surge nos pontos de luz mais brilhantes. Esse efeito de difracção é habitual nas lentes das DSLR, mas será impossível de conseguir numa lente com abertura F/2 como a de um smartphone.


Algo que facilmente se comprova, olhando para uma foto realmente tirada com um Lumia 920, e onde as luzes não exibem esse efeito.

E que... prontamente ficou igualmente desmistificado, com uma foto que surgiur do photoshoot, onde se vê toda a produção envolvida nestas fotos, e onde se pode ver (cortada mesmo "à tangente") uma lente de uma SLR no lado esquerdo a meio da imagem).


Tal como no vídeo... da próxima vez que quiserem demonstrar uma tecnologia que supostamente existe num dos seus smartphones, será mais realista usar fotos e vídeos do próprio equipamento.


Actualização: já há fotos tiradas com o Lumia 920 e que demonstram que se comporta melhor que os principais concorrentes.

7 comentários:

  1. É uma vergonha. Empresas a fazerem de um tudo para vender. Nokia, assim tas mesmo condenada a desaparecer de vez.

    ResponderEliminar
  2. Eu não acho isto normal nem aceitável. Já me passaram pelas mãos n catálogos e anúncios de máquina fotográficas, feitos pela própria marca.

    Penso que toda a gente olhará para as fotografias que lá vêm (retrato, paisagem, macro) e dá-lhe um desconto - isto deve ter passado pelo laboratório ... se for eu a tirar não fica assim. Mas acho que não passou pela cabeça de ninguém que aquelas fotos não tenham sido tiradas por aquela máquina. Embora ...

    ResponderEliminar
  3. Se fosse um telemóvel de baixa gama tudo isto tinha passado despercebido. E depois disto tudo ainda não fizeram o vídeo com a respectiva maquina!? :) faz lembrar notícias de uma antiga empresa chamada Palm. :)

    ResponderEliminar
  4. Gostaria de saber se as pessoas se dão ao mesmo trabalho par saber se nos anuncios do Skip o detergente realmente utilizador por o Skip ou outra marca... ou se eles estão mesmo a usar roupas lavadas ou simplesmente roupas novas.....

    Trolls há em todos o lado ...

    ResponderEliminar
  5. Quem compra um telefone só pela máquina fotográfica é maluco!

    Se querem tirar fotografias comprem uma máquina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faltou-te um "asterisco" no:

      "Se querem tirar fotografias comprem uma máquina."*


      * - mas certifiquem-se que as fotos de demonstração foram tiradas com ela.

      :)

      Eliminar
  6. a tecnologia ainda ta em testes.... porque o pureview nao sao so os pixeis... 41... 21.... whatever... a nokia tentou esforçar-se a tempo do nokia world...

    ResponderEliminar