2012/09/23

iPhone 5 é o Mais Rápido


Durante a apresentação do novo iPhone 5 a Apple prometeu que seria duas vezes mais rápido que o anterior 4S, e os primeiros testes parecem confirmá-lo: tornando-o não só no mais veloz iPhone de sempre, como no mais rapido smartphone da actualidade.

Mesmo quando colocado frente a frente com os mais recentes Androids quad-core, o novo CPU dual-core A6 (que já se confirmou dar uso a um GPU tri-core, conforme proposto pela sugestão de que seria a solução que ofereceria o melhor equilíbrio entre a área utilizada no chip e o desempenho obtido) consegue superá-los na grande maioria dos testes realizados.


Até quando colocado perante a nova geração de CPUs ARM que está para chegar, como o S4 Pro do novo LG Optimus G, o A6 parece aguentar-se bastante bem (pelo menos a nível dos benchmarks gráficos).


São resultados que seguramente irão levantar novamente as questões do single vs dual vs quad-core; e até que ponto é que os sistemas realmente conseguem tirar partidos dos núcleos extra de processamente, e em que situações. É que tal como já se verificou nos computadores desktop, embora haja casos onde o aumento do números de "cores" aumente quase linearmente o desempenho; em muitas outras situações isso não é assim tão directo.

Para o utilizador final, o que interessa é que as coisas sejam feitas "instantaneamente" quando está a mexer num equipamento, sendo indiferente o que lá esteja dentro a possibilitar que isso aconteça.

Há muito que venho a reclamar pela existência do tal "Instant OS", um sistema onde, o quer que se deseje fazer possa ser feito sem qualquer tipo de pausa ou hesitações: querem abrir uma App? Já está, mal tocam no seu icon! Querem abrir uma página web? Pronta, mal acabam de escrever o seu nome. Esse sim, será um ponto de viragem na forma como utilizamos a tecnologia. Pelos relatos que tenho ouvido de pessoas a fazer o "browsing" pela galeria de fotos no iPhone 5... a sensação com que se fica (nesse caso) é precisamente esta, com o sistema a conseguir acompanhar a máxima velocidade com que conseguem "mexer os dedos".

Pode ser que seja um bom presságio, e que a tal geração de equipamentos "instantâneos" possa afinal estar mais próxima do que se pensava.

27 comentários:

  1. Ui! Com posts destes daqui a nada começa a guerra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porquê? Quando sair outro equipamento mais rápido cá estarei para o saudar de igual forma.

      Eliminar
  2. O processador do iPhone 5 poderá pertencer a uma nova geração de processamento... Acho que competiria com o Exynos 5 da Samsung (seria uma luta interessante que até podera acontecer com a chegado do novo Galaxy Nexus)... Por isso acho "injusto" utilizar o argumento de que 4 núcleos nao serve. O Exynos 4 quando apareceu rebentou com a concorrência. Estes resultados ja seriam de esperar embora muita gente olhe para este iPhone 5 como sendo "nada de especial".

    ResponderEliminar
  3. É lógico que o iphone 5 é mais rápido que os seus antecessores, no entanto, essa diferença só é mesmo visível em jogos pesados, porque de resto a diferença é mínima.
    Aliás, pelos comparativos que tenho visto na Internet, existem casos em que o 4S, é mais rápido que o 5, mas na generalidade dos casos é superior mas não nesta diferença que estes números fazem supor.
    o hardware da informática em geral tem evoluído imenso,porém, e numa perspectiva de um utilizador vulgar, que é o meu caso, não noto essas diferenças de forma significativa, e no caso do iphone 5 quando ele acaba de ler um programa, o 4s está logo a seguir ( tirando um jogo de fps que vi, porque aí as diferenças eram brutais).
    Em suma, o 5 é mais rápido, mas não torna o 4S lento.Duas vezes mais rápido ? vou acreditar ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Adriafix

      Lembro-me de dizer o mesmo no 3GS e depois no 4S. Velocidade extra? Quando o anterior já era bem "aceitável"? Não parecia grande incentivo.

      O problema é que é o tipo de coisa que quando começas a usar, poderás dizer que... ok, é um "bocadinho mais rápido"...

      Mas a verdadeira prova de fogo acontece quando, depois de teres passados umas horas/dias a usar um destes equipamentos, voltares para "trás" para o modelo anterior. E aí é que normalmente a realidade se faz notar.

      Lembro-me perfeitamente de no iPhone 3G ter ficado "chocado" a pensar: "não, isto não era *assim* tão lento!"

      Um pouco como depois de veres alguns filmes em HD, tentares voltar a ver um fime em VHS.

      O iPhone 4, e 4S, como dizes, não são lentos... mas depois de se usar um 5... vão parecê-lo! É tudo uma questão de referências e de relatividade. :)

      Até se chegar ao tal ponto que referi, de tudo ser feito "instantaneamente" e sem qualquer tipo de lag ou atrasos perceptíveis ao utilizador, há sempre espaço para melhorar.

      Eliminar
  4. uma anedota
    é mesma coisa que pegar no mesmo pc mas usar o windows ou linux .... os benchmark valem zero quando o Os é diferente...
    E os testes no browser nem sequer foram feitos a usar o chrome browser ai fazia mais sentido ....

    Um dual core A6 com 3 cores de Gpu nunca na vida ganha a Tegra 3 Nvidia desenhado para graficos e jogos estamos a falar é de diferenças de sistemas operativos e nao de potencia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Nuno

      É a evolução natural das coisas... o Tegra 3 saiu há quase 1 ano e usa cores ARM A9. Os novos cores A15 duplicam o desempenho relativamente a essa geração.

      E nos GPU a mesma coisa (basta olhares para os benchmarks gráficos e ver que o Tegra 3 não só fica a "milhas" do A6, como é igualmente mais lento que os Adreno 225 dos S4 usados em diversos Android... e igualmente sem comparaçao com a nova geração S4 Pro com Adreno 320 (este já se aproxima bastante do A6).

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Nuno

      Embora leve muito a sério a liberdade de expressão e de opiniões, há formas de o fazer em público.

      Portanto, remeto para os seguintes posts os motivos que me fizeram eliminar o teu comentário, e todos os que se seguirem no mesmo tom. Obrigado.

      Falta de respeito não.

      O fim dos comentários anónimos.

      Eliminar
  6. http://www.youtube.com/watch?v=bKqOh1O1AHQ&feature=player_embedded#!

    http://www.youtube.com/watch?v=wuQKIjO4Nrc

    aqui ficam 2 videos bastante didaticos da comapração entre S3, one X e iphone 5

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixei de ver na parte "didáctica" em que ele diz que não se poderá ver o YouTube em formato panorâmico a encher o ecrã...

      Ai jasus... não acreditem em tudo o que vêm na net. Que tal pensarem pelas vossas próprias cabecinhas, e acima de tudo experimentarem e verem com os vossos próprios olhos (ou falarem com alguém que achem que mereça credibilidade.)

      E digo isto, depois de ter respondido na semana passada a uma pessoa que me perguntava como é que eu podia ver YouTube no iPhone, já que aquilo não corre Flash! (O tal flash que era tão fantástico que a própria Adobe já o cancelou no Android.)

      Há montes de ideias pré-concebidas que muitas pessoas têm sobre as plataformas concorrentes (quer sejam iPhone, quer seja Android), e não sabem a figurinha triste que fazem quando afirmam a pés juntos que não faz isto ou não faz aquilo...

      Eliminar
    2. Com videos desse gajo ninguém aprende nada. Não sei se é mais irritante a treta de comparações que ele faz se é a maneira dele a falar.

      Eliminar
  7. As pessoas tem liberdade de expressão e o direito de escolher entre iphone ou android
    muitos depois de voltarem android nunca mais compram iphones mas pronto

    acordem por favor a ignurancia mata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu e alguns amigos temos iPhone por um motivo muito simples... usamos OS X e programamos para iPhone/iPad. A integração entre OS X e iOS não tem comparação com tudo o resto que existe. Com as apps e jogos ganhamos algum dinheiro. Curioso que as vendas dos mesmos jogos/apps para android contam-se pelos dedos, a ser excepção apenas na loja da amazon. Para quem diz 'a ignurancia mata', só me dá vontade de rir com tamanha inteligência demonstrada na escrita do bom Português.

      Eliminar
  8. Só perde por ser um Fan do Android porque tem toda a razão não passa dum iphone esticado e todos os videos que se encontra na net de comparação entre iphone 4 e 5 nenhuma das aplicações corre em ecrã completo no iphone 5 e não venham com a treta de as aplicações não estarem optimizadas porque o ecra é exactamente igual só foi esticado e nem tão pouco é um ecra HD com s3 ou One X

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, espero que ainda por cá andes daqui por mais 1 ou 2 semanas quando eu fizer o vídeo comparativo de ambos, lado a lado. E se vir se realmente é assim... ou não.

      Eliminar
  9. Não... obrigado eu nunca mais volto ao iphone tive um iphone 3gs e depois de comprar um HTC... um´
    iphone esta fora de questão é mais do mesmo e evolução quase zero ....
    Criticas e comentários de Apple Fan assim como comparações da treta para mim valem zero lol
    Eu prefiro ter a potencia de uma consola de jogos com Cpu Quadcore e um ecrã HD de 4.7 e qualidade de som beats Audio ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah pronto, assim estamos entendidos. Não interessa ver mais nada do que aquilo que achas que é melhor, mesmo quando isso implica ignorar a realidade (tegra 3 vs Snapdragon S4, por exemplo).

      Espero apenas que tenhas a perfeita consciência de que os teu adorados Apple Fans têm apenas a mesma exacta visão do mundo que tu tens: que o que eles têm é que é bom, e que "criticas e comentários de Android Fans assim como comparações da treta para eles valem zero lol"

      Pensa nisso... a não ser que as tuas próprias palavras valham zero... lol...

      Eliminar
    2. Porque será que os fans do android têm necessidade de meter o bedelho nos posts do iPhone a tentar rebaixar tudo ? São inseguros ? Têm duvidas com a escolha que fizeram ? E ainda por cima querem ser ouvidos quando no entanto dizem coisas do género: "Criticas e comentários de Apple Fan assim como comparações da treta para mim valem zero" - Já ouvi uns quantos a falar assim e que agora têm iPads e iPhones.

      Eliminar
  10. É natural que o ultimo smartphone que saia para o mercado seja o mais rápido, o iPhone 5 pode ser mais rápido que o S3 ou o Htc One X ou até dar voltas ao redor do meu S2 mas eu não o trocaria pelo iPhone 5 pela simples razão de flexibilidade do SO a que estou habituado, agora se desse para flashar o iPhone 5 com Android, a historia era outra :)
    De qualquer maneira, daqui a uns meses o iPhone 5 já não será o mais rápido e daqui a 1 ano e tal o iPhone 6 será talvez de novo o mais rápido.

    Um aparte ali nos resultados do sunspider, eu com o meu S2 consigo 1400 no sunspider (Jelly Bean Browser)

    ResponderEliminar
  11. Já com o 4S foi a mesma coisa. Bateu a concorrência e no ano seguinte o Samsung G SIII e o HTC One (e o LG Optimus G que há-de sair) superaram-no.

    Lá para meados do ano que vem o iPhone 5 é batido pela concorrência, sai o 5S, e repete-se a história.

    No gráfico o Samsung Galaxy SIII (International) deve ser o quad-core e T-Mobile e o AT&T o core-duo, não ?

    ResponderEliminar
  12. Já estava na altura de alterarem o nome do site para:

    osaparelhosdaapplesaoosmelhoresdomundoatedemadrugada.com

    O que acha Sr. Carlos Martins?

    Cumprimentos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque motivo quando se fala bem de algo, ainda por cima de coisas mensuráveis e que nem são de "gostos" ou "subjectivos", há pessoas que ficam tão irritadas - ao ponto de esquecerem todos aqueles posts onde falei bem de tantos outros equipamentos?

      Acho que em vez de mudar o nome do site, talvez sejam mais adequado alguns comentadores considerarem alterar o nome para:
      detesto_tanto_a_apple_que_vou_ignorar_que_estes_graficos_demonstrem_que_o_seu_CPU_seja_mais_rapido_que_os_concorrentes_actuais.

      O que acha Sr. Rui Rodrigues?

      Cumprimentos.

      Eliminar
  13. Primeiro ponto: nunca disse em qualquer comentário meu (até porque este é o primeiro que aqui coloco, apesar de ser leitor habitual) que detesto a Apple.
    segundo: o meu comentário não é nenhum ataque aos Apple Fanboys mas a verdade é que o Sr. Carlos Martins o é. Acho que não é preciso andar aqui à procura de posts seus enaltecendo os iPhones e Apple Gatgets à "força toda" pois qualquer pessoa que o segue pelo menos à 2 anos (o meu caso) o vai entender.
    Terceiro: eu não me irrito com estas "guerrilhas" de Apple vs Samsung/Android Sr. Carlos, para mim passa-me completamente ao lado. Agora uma coisa me incomoda, que é o facto de num site onde a sua posição quanto a Apple/Samsung/Nokia/etc devia ser neutra, não o é.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente ao longo desses anos, todos os posts que fiz a criticar as coisas más que a Apple e os seus produtos têm, e a enaltecer as coisas boas que o Android (e demais plataformas têm), terão passado despercebido ao seu olhar neutro?

      Mas sim, devo ser um fanboy Apple... a quem o facto de ter dado a nossa máxima pontuação possível aos Galaxy S3, Nexus 7, e outros que tais, deve ter sido por lapso.

      Por último, e sendo que já acompanha o blog há algum tempo, já deverá ter passado também pelos posts onde já disse não ter tempo, paciência, nem tão pouco a necessidade de tentar provar a minha isenção, e de que simplesmente gosto das coisas que acho boas, e critico as que acho más, independentemente da marca, cor, cheiro, ou do formato da caixa em que vierem embaladas.

      Se para algumas pessoas, a sua memória apenas funciona quando lhes convém, dizendo que só falo bem de algo... e esquecendo-se de tudo o que já critiquei a seu respeito; e de tudo o resto que também já falei igualmente bem (a respeito de outras plataformas)... penso que apenas lógico que não me cabe a mim curar os seus "alzheimer's".

      Eliminar
  14. Já li o Carlos a falar mal de tanta coisa da Apple que nem consigo contar pelos dedos. Acho que o Carlos é até muito isento nas analises que faz, quando é para falar bem, fala! Quando é para falar mal, tb fala. Assim é que deve ser e é assim que ele é !

    Duma coisa tenho a certeza, onde há fans da apple a comentar notificas de android... dá confusão e onde há fans do android a comentar noticias da apple dá igualmente confusão. Desconfio que se houvesse um jogo de Futebol Apple x Android que iria haver uma batalha campal com os adeptos ;)

    ResponderEliminar