2012/10/20

Microsoft Surface com apenas 1 Ano de Garantia na Europa?


Parece que quando a Micosoft disse estar interessada em ser mais como a Apple, isso também implica fazer coisas algo duvidosas. Tal como a Apple já teve que enfrentar problemas para clarificar o seu palavreado em relação à garantia dos seus equipamentos na Europa (que tem obrigatoriamente que ser de 2 anos); agora também a MS cai num erro idêntico - ou talvez pior.

É que ao contrário da Apple, que promovia a adesão aos seus próprios programas de garantia alargada; a MS anuncia que nos tablets Surface RT vendidos no Reino Unido, a garantia é de apenas 1 ano!

Penso que a MS já conhecerá bastante bem o mercado europeu para que este tipo de situação não acontecesse. Se a lei por cá estipula que tem que ser 2 anos, qual a lógica de tentar "enganar" seja quem for, dizendo que só tem 1 ano de garantia?

Uma triste situação que poderia ser facilmente evitável e que - espero eu - apenas tenha sido devido a um lapso de "copy-paste" no documento respectivo. (E mesmo assim, numa empresa desta dimensão, seria de esperar que este tipo de erros não pudesse acontecer.)

Vamos ver se esta situação fica esclarecida rapidamente.

4 comentários:

  1. Pelo que leio do texto, assim como a Apple, também a Microsoft incentiva à adesão dos seus próprios programas de garantia alargada...

    ResponderEliminar
  2. Nos EUA a garantia deste tipo de produtos em regra é de 1 ano e na Europa de 2. A garantia de mais um ano paga-se, o que é um dos factores que justifica, para além do "com/sem impostos" e a respectiva taxa, que os preços nos EUA sejam mais baixos.

    Essa de escrever que a garantia, normal, é de 1 ano não é admissível. Depois as empresas vêm dizer que na garantia está escrito que "o que vale é a lei do país e que os consumidores é que a devem conhecer", mas não é uma desculpa aceitável.

    Mas também fica nebuloso o que é que a garantia adicional, que a Apple (e a Microsoft) quer(em) vender, garante a mais do que a garantia normal. Devia haver uma listagem com duas colunas, daqueles habituais em que se assinala com "V" e "X", de modo a perceber o que uma garante e a outra não (ou o que é que a garantia adicional garante a mais). Aí o cliente via se valia a pena. Assim, fica a dúvida se o pessoal está a ser endrominado.

    ResponderEliminar
  3. Podem escrever o que quiserem em letras pequenas ou letras garrafais. Equipamentos vendidos na UE têm 2 anos de garantia por Lei e pronto.

    ResponderEliminar
  4. Convém esclarecer que a "regras dos 2 anos" é para consumidores não profissionais (domésticos. No entanto, e para qualquer equipamento hà sempre utilizadores profissionais, e esses sim, terão "apenas 1 ano de garantia", que até podiam ser menos. Numa relação entre profissionais aplica-se o Código Civil Português e não o DL 147/2003, que por sua vez foi alterado e republicado pelo DL 84/2008. O Código Civil Português não "fixa" qualquer prazo de garantia numa relação entre profissionais. É um mero acordo entre as partes.

    ResponderEliminar