2012/10/30

Nexus 10 vs iPad/Note/Kinde Fire HD

O novo Nexus 10 do Google promete ser uma "pedrada no charco" dos tablets, oferecendo características de topo que deixam os restantes tablets para trás... e com um preço irresistível que vai fazer repensar a relação custo/benefício de forma bastante mais radical que até aqui.

Ora espreitem a tabela comparativa, que o coloca lado a lado com o iPad, Galaxy Note 10.1 e Kindle Fire HD 8.9.

No centro das atenções está o seu ecrã de 10" com a incrível resolução de 2560x1600 (300dpi) que é imbatível, superando até o retina display do iPad (faltará agora ver que tal se comportará a nível de qualidade de imagem e cor.)

Mas, por trás deste ecrã, convenientemente protegido por Gorilla Glass 2 da Corning, temos tudo o resto igualmente "de luxo": CPU Dual-core A15 Exynos 5 a 1.7Ghz, GPU Mali T604, 2GB de RAM, 16/32GB de Flash, câmaras de 5MP (video 1080p) e 1.9MP (720p), acelerómetro, bússola digital, giroscópio, sensor de luz, de pressão, GPS, WiFi Dual-band, Bluetooth, NFC dual-side, micro USB, micro HDMI jack 3.5mm áudio, colunas stereo, bateria de 9000mAh, e... Android 4.2.

As dimensões são de 263.9 x 177.6 x 8.9 mm, com um peso de 603 g. A autonomia anunciada é de:

  • 500h em standby
  • 90h ouvir música
  • 9h ver vídeo
  • 7h browsing na web
Tudo isto por um preço de 399€, no qual até é difícil acreditar. Basta olhar para o Galaxy Note 10.1 da Samsung (que também faz o Nexus 10), que custa 100€ mais e tem piores características... já para não falar na questão das actualizações demoradas para a mais recente versão do Android.

Também não deixa de ser curioso que o Google tenha conseguido trazer estes Nexus para o mercado ainda antes do Kindle Fire HD 8.9 da Amazon - que seriam um grande negócio, mas que assim deixam de ser.

Aliás, penso que terá sido esse o verdadeiro intuito deste novo Nexus 10. Mais que o iPad, o seu principal concorrente seria o Kindle da Amazon, que tal como na versão original de 7", rapidamente se tornou no tablet "Android" mais popular.

O Google precisava desesperadamente de evitar que essa popularidade crescesse ainda mais, e depois de ter resolvido o assunto com o Nexus 7, precisava de uma arma "nuclear" para resolver a questão de uma vez por todas. O nome dessa bomba atómica é agora conhecida, e varre toda a gama de equipamentos mobiles dos tablets aos smartphones: chamando-se Nexus 10, 7 e 4!

Penso apenas que com o Nexus 4 a estar mais próximo das 5" que das 4, continuará a haver espaço para um Nexus de topo de dimensões mais compactas que este. É que nem toda a gente gosta de andar com um destes "gigantes" nos bolsos... e ainda há esperança que um dia destes ainda se possa vir a ter um Nexus "compacto" (talvez um que nos chegue da Sony, que tem alguns Xperia bem compactos e interessantes.)

4 comentários:

  1. Bem, realmente a google veio com tudo... Os preços são uma verdadeira tentação, é muito dinheiro, mas para o que é até parece barato... Eu tenho o SIII e nao tenho intenção de mudar de smartphone proximamente, dá e chega para as encomendas... Mas esse nexus 10, com esse preço e com esse hardware não para resistir :o

    ResponderEliminar
  2. E o que é que o SIII tem a ver com o Nexus 10?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quando falei do SIII estava a referir-me a Smartphones (como o próprio comentário diz). E que eu saiba o unico smartphone nesta notícia é o nexus 4, que por acaso tem um hardware superior ao SIII e um preço inferior. Mesmo assim não vou mudar de Smart... Mas em Tablet Nexus 10 a minha opinião é diferente e acho que de facto este hardware com este preço é muito tentador... Não sei onde é que viste uma comparação entre o SIII e o nexus 10... Parti do principio que toda a gente sabe que o Nexus 10 é um tablet de 10 polegadas...

      Eliminar