2012/10/03

Notícias do Dia

Antes das notícias de hoje, relembro que já está a decorrer o passatempo que este mês te dá a possibilidade de ganhares livros da O'Reilly sobre... "fotografia de mesa".


Microsoft Prepara Surface Phones?


Diz-se que a Microsoft estará a preparar o lançamento dos seus próprios Windows Phone, um pouco à semelhança do que fez com os seus Surface Tablets. Não me parece que seja algo assim tão desabido - pelo contrário, surgiria muito bem enquadrado no seguimento dos Surface, e que serviria como modelo de referência para o que os Windows Phone deveriam ser, um pouco ao estilo da gama Nexus do Google.

Claro que neste caso as coisas são ligeiramente mais complicadas, pois o Google opta por lançar os seus Nexus em parceria com os fabricantes que criam equipamentos para o Android (Samsung, Asus, etc.) e a MS optou por ser ela própria a criar os seus Surface - que assim se tornam concorrentes dos produtos dos parceiros... mas... já se sabe que os tempos estão difíceis; e caso estes Windows Phone se concretizem, as coisas poderão complicar-se ainda mais para empresas como a Nokia, que neste momento dependem desesperadamente do sucesso da sua nova gama Windows Phone 8.


Mais notícias já de seguida...


Skype oferece WiFi Gratuito em Inglaterra e Irlanda


O acesso à internet poderá ser considerado um bem essencial... mas é um bem essencial que não está disponível "de borla". A não ser... nalguns casos especiais, como este que o Skype está a implementar em Inglaterra e Irlanda. A iniciativa Free Skype WiFi visa angariar lojas, hoteis, e outros parceiros, para que coloquem um pequeno router dedicado a fazer de hotspot Skype, que dará acesso gratuito aos utilizadores Skype.

Vamos lá ver se a tendência continua... para que eventualmente se possa vir a ter acesso à internet gratuito em "todo o lado". (Por cá, a melhor opção continuará a ser a rede Fonera, com a parceria Zon@Fon a garantir que praticamente haja cobertura WiFi em todo o lado, em especial nos grandes centros urbanos.)


CW faz publicidade com Tweets ao vivo em Revista de Papel


Não seria a primeira vez que uma revista se aventurava numa edição especial com papel digital, mas neste caso foram ainda mais longe. A rede de televisão CW decidiu fazer publicidade na revista Entertainment Weekly de forma realmente inovadora. Sendo uma das redes que mais tem apostado na promoção via Twitter das suas séries e programas, decidiu colocar tweets ao vivo e em directo na revista.

O sistema tem um pequeno ecrã LCD e ligação 3G para receber e actualizar continuamente os últimos tweets enviados por eles; e... sem dúvida que fará as delícias de todos os que conseguirem apanhar uma destas edições (let the hacking begin!)

Infelizmente, serão apenas distribuidas 1000 destas revistas com Twitter ao vivo... Mas lá chegará o tempo em que isto se poderá tornar comum.


Chrome Beta com WebRTC e Vídeo Melhorado


Já sabemos que o Google tem impulsionado a adopção de tecnologias web, e que o WebRTC é uma das áreas em que está a trabalhar a toda a velocidade. O mais recente Chrome Beta volta a dar mais um passo em frente nesta área, que possibilitará criar sistemas de chate e video conferência sem depender de plugins externos - algo que o Google bem desejará para poder levar os seus Hangouts do Google+ a todo o lado sem essa dependência.

Outros melhoramentos prendem-se com a forma como o suporte para "pistas" em vídeo HTML5, que permite a inclusão de legendas, descrições, capítulos e outros dados que se queiram integrar nos mesmo, possibilitando coisas como a que é demonstrada: de um vídeo de um passeio de bicicleta que pode ser acompanhada pelas coordenadas GPS dos locais por onde passava, que podem ser vistos em simultâneo num mapa do Google e também em visão streetview, de forma sincronizada.

Para além disso, passa a suportar também a MediaSource API, que permite seleccionar a qualidade de um vídeo em streaming de forma a que se adapte continuamente às condições do momento (ligação à internet lenta, rápida, etc.)


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

2 comentários:

  1. Há quem tenha desmontado aquela cena da revista. Parece as entranhas de um smartphone android, com teclado físico estilo Blackberry. http://mashable.com/2012/10/02/ew-has-smartphone-inside/

    ResponderEliminar
  2. Viva

    Ando em pulgas para ver o que vai, e como vai, acontecer à "MicroNokia/NokiaSoft", ou dali sai uma bomba (era bom para nós consumidores) ou ambas põem as Sedes à venda... (a Nokia já o fez):

    [Só agora é que vi o novo "Resumo da Madrugada"... lol...
    Ideia mesmo bem pensada ;) Obrigado]

    ResponderEliminar