2012/11/28

Apresentação Microsoft Office

A Microsoft já apresentou o novo Office em Portugal, e o nosso incansável Luis Costa conta-nos como foi.


"O novo e moderno Office irá disponibilizar as aplicações do Office já conhecidas por todos a uma vasta lista de dispositivos incluindo os novos Windows 8 tablets com novas funcionalidades, disponibilizando múltiplos cenários de trabalho utilizando a cloud."

Marcos Santos, Gestor do Office na Microsoft Portugal, começou por apresentar alguns números relativos às empresas, trabalhadores e a sua relação com a Internet.

Enquadrada a sessão, foi então apresentado o "Novo Office", que agora segue as tendências actuais e deixa de ter numeração afecta à marca Office (embora continue a haver a designação Office 2013, como veremos mais à frente).




"Este novo Office tem um design rápido e fluído que funciona na perfeição através de toque, estilete, rato ou teclado. O novo Office tira partido das capacidades das redes sociais podendo proporcionar cenários modernos de colaboração melhorando a experiência das reuniões e comunicações, tudo entregue e integrado através de um serviço de cloud personalizado que está sempre actualizado."



Existem duas formas, de obter e usar o novo Office:

  • Como serviço, através de uma subscrição: esta forma de utilização do Office é disponibilizada com a marca Office 365. Os serviços de produtividade, colaboração e comunicação Office 365 consistem em subscrições com instalações múltiplas para diferentes dispositivos e asseguram sempre a mais recente tecnologia ao longo de todo o ano. No novo Office estamos a anunciar a extensão dos nossos serviços Office 365 para consumidores, o Office 365 Casa Premium e uma nova opção para utilizadores profissionais, o Office 365 ProPlus, que vem assim complementar a nossa oferta de serviços Office 365 para pequenas, médias, grandes organizações e os sectores do ensino e do governo.
  • Como produto clássico, instalado nos computadores pessoais: esta é a forma padrão de utilização do Office, que sucede as edições anuais do produto. Estas edições reúnem a mais recente tecnologia até esse ano. A nova edição do Office é a edição "2013". Esta etiqueta identificará os conjuntos de aplicações como o "Office Casa e Estudantes 2013". Estas edições estão também disponíveis na cloud e permitem a gravação, por predefinição, no serviço SkyDrive, mas os consumidores adquirem-nas e instalam-nas numa única máquina. Esta é por isso a forma tradicional de usar o Office: tendo-o instalado no computador. 



No meio de tantas classes de produto, nada como uma tabela para se perceber melhor quais as características de cada versão. A modalidade de subscrição e a possibilidade de trabalhar na núvem parecem-me particularmente interessantes.


Se adquirirem o Office actual, irão receber uma actualização gratuita para a nova versão. Esta oferta está disponível desde 19 de Outubro. Os preços serão anunciados apenas a 1 de Dezembro. (Os clientes empresariais vão ter acesso à nova versão com algumas semanas de antecedência.)


Se estão curiosos, podem passar por Office.com/preview para uma olhadela numa das aplicações com mais presença no mundo dos PCs.

1 comentário:

  1. Eu já uso a versão final do Office 2013 desde a semana passada... O que mais gostei foi o Skydrive Pro, que veio substituir o Sharepoint Workspace. Permite ter uma cópia no meu pc dos conteúdos do Sharepoint da minha empresa. É sem dúvida uma boa evolução. De resto mudou apenas o aspeto, no Outlook tive que mudar o contraste senão não se consegue perceber qual a mensagem ativa, enfim... primeiro estranha-se, depois entranha-se!

    ResponderEliminar