2012/11/23

Arábia Saudita Monitoriza Saída de Mulheres do País


Ainda há bocado falávamos do potencial abuso do uso de trackers RFID para monitorizar alunos numa escola, e eis que na Arábia Saudita é o próprio governo que tem em acção um sistema que alerta os maridos caso as suas mulheres saiam do país.

A Arábia Saudita poderá ser olhada por muitos como sendo um paraíso das "arábias", mas é também um dos país mais radicais no que diz respeito a levar à letra a lei islâmica - sendo por isso o único país no mundo onde as mulheres não podem sequer conduzir.

Não estamos (ainda) numa fase em que as mulheres sejam obrigadas a andar com uma "coleira electrónica" com chip GPS para que os maridos saibam por onde andam, mas sim de um sistema que envia um SMS para os maridos casos estas dêem uso ao passaporte para sair do país - coisa que só podem fazer se tiverem um papel assinado com a autorização para tal.

De qualquer forma, serve para nos mostrar como as sociedades que habitam o nosso planeta, ainda têm muito que evoluir - mesmo se certas coisas parecem ficar esquecidas pelo meio dos interesses comerciais - quer sejam países onde se têm crianças a trabalhar para produzir os bens de consumos para os países ditos mais ricos; ou importar petróleo de países onde as mulheres ainda se arriscam a ser apedrejadas até à morte.

3 comentários:

  1. RFID??... Isso é coisa muito complicada. Mais simples é usar cintos de castidade como faziam até há pouco os civilizados dos... europeus.
    ;-)

    ResponderEliminar
  2. RFID??... Isso é coisa muito complicada. Mais simples é usar cintos de castidade como faziam até há pouco os civilizados dos... europeus.
    ;-)

    ResponderEliminar
  3. Só pode mesmo ser pelo uso do passaporte ou por RFIDs "atachados" à roupa, porque através de câmaras, é para esquecer :-)

    ResponderEliminar