2012/11/04

O que é um Arco-Íris



Temos nos últimos dias assistido a um clima estranho, onde simultaneamente chove mas também está sol. São as condições propícias para a criação de um fenómeno bastante engraçado e que todos conhecemos: os arco-íris.

Mas, o que é realmente um arco-íris?

Este fenómeno não passa de uma avançada ilusão de óptica que ocorre quando se combinam algumas condições especiais: gotas de água da chuva, e raios de sol que têm de fazer um ângulo certo com as gotas de água da chuva e com o observador.


Devido às duas refracções e à reflexão que acontece dentro das gotículas de água, o espectro da luz visível sofre uma alteração e em vez de seguir como um só raio com a junção de todas as cores (luz branca) vem como diversos raios separados em diversos ângulos o que faz com que o olho humano consiga distinguir as diferentes cores vindas num raio de sol.

As cores retratadas no arco-íris são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e o violeta; apesar de frequentemente não as conseguirmos destingir todas.

Como é fácil de perceber, não vale a pena tentarmo-nos aproximar do arco-íris pois ele não passa de uma ilusão de óptica que está dependente do local onde está o observador. Se nos movermos em relação ao arco-íris este vai sempre ser alterado segundo a perspectiva e o ângulo de visão do observador.

Por isso mesmo, não esperem encontrar o lendário tesouro no "fim do arco-íris", já que se torna num destino inatingível.


Para completar esta curiosidade, sabias que também é possível detectar o arco-íris com a luz do luar? Este fenómeno é ainda mais raro que o solar pois para além das condições ainda mais exigentes, este ocorre com uma intensidade luminosa muito menor o que torna mais difícil a visualização. Fica então a imagem a baixo para verem como é:



Ed. E deixo também a referência que por vezes acontencem fenómenos ainda mais raros e curiosos, como os arco-íris duplos, e triplos... e até os arco-íris completamente cículares, que por norma só são visíveis quando estamos em aviões ou locais mais elevados:




[por Pedro Cabido]

2 comentários: