2012/12/29

Billy - Programação Gráfica para Crianças


Este Billy é mais um projecto do Chrome que visa demonstrar as potencialidades dos browsers e novas tecnologias web, e que desta vez é orientado para servir de iniciação à programação com elementos gráficos, colocando um personagem digital "Billy" no centro das operações.

Aqui podemos escrever coisas como "Billy is a circle", "Billy is a square", "Billy's size is 100", "move billy left 100", e outras coisas do género, com o resultado a ser imediatamente visível. E a qualquer momento podemos pedir ajuda escrevendo "help" (com várias dicas a serem dadas a cada novo pedido de ajuda).

Este projecto tem alguns aspectos que me parecem mal conseguidos, por exemplo, não é possível fazer-se algo como "Billy's color is Red", que seria bem mais natural e no seguimento do que seria esperado - tendo o seu criador optado por usar os componentes RGB que não serão tão intuitivos de utilizar:
"Billy's red is 200", "Billy's green is 50", etc.

Mas, pode sempre ajudar a superar o medo de uma linha de comandos e gerar a curiosidade suficiente para que se queira descobrir mais sobre a programação.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)