2012/12/29

YouTube Desconta 2 Mil Milhões de Views à Sony e Universal


Muitos webmasters já conhecerão o efeito de tentar "enganar" o Google para obterem mais visibilidade ou ganharem mais dinheiro à custa da publicidade... com correcções que muitas vezes resultam num corte substancial das visitas ou, mais certamente a serem banidos dos seus serviços. Mas este tipo de tácticas parece não ser de uso exclusivo dos pequenos webmasters: também a Sony, Universal, e outros estúdio foram apanhados a inflaccionar artificialmente o número de visualizações dos seus vídeos no YouTube.

Como resultado desta correcção a Universal e a Sony viram este número ser reduzido em 2 mil milhões de visualizações - números que nos dão uma ideia da escala deste fenómeno.

É certo e sabido que muitas vezes, ao se escolher que vídeo se vai ver no YouTube em resultado de uma pesquisa, o número de visualizações é o factor principal de "desempate", com um vídeo que tenha centenas de milhares/milhões de visualizações a ser preferido a um que tenha dezenas ou centenas.

Para isso, há empresas especializadas em "adicionar views" aos vídeos dos seus clientes, e que proporcinam uma forma rápida e eficaz de o fazer... embora ilegal segundo as regras do YouTube.


No entanto há quem diga que esta subtração de 2 mil milhões de views se deve principalmente à não contabilização das visualizações de vídeos que entretanto foram transferidos para outro canal do YouTube, com a Sony e Universal a optarem por colocar os vídeos mais antigos num canal conjunto chamado VEVO. Mas, se assim fosse, a soma das visualizações totais, incluindo a desse canal, deveria "bater certo". Se alguém tiver paciência para ir fazer essas contas... faça favor. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)