2012/12/10

Sony diz Adeus aos Gravadores de Cassetes de Mão

Embora a Sony já tivesse abandonado os míticos Walkman, havia uns seus "descendentes" mais resistentes que permaneceram no mercado durante mais algum tempo... mas que agora também se irão juntar aos Walkmen e a todos os equipamentos que fazem parte da lista de material obsoleto: a Sony vai abandonar o fabrico dos gravadores de cassetes de mão.

Portanto, já nem nas mãos dos repórteres iremos ver estas pequenas maravilhas da tecnologia. Sim, "maravilhas", porque por muito que aprecia a conveniência e versatilidade do "digital", não posso deixar de achar muito mais fascinante colocarem-se motores, engrenagens, cabeças magnéticas, e a própria mecânica da "cassete", num equipamento de tamanho tão compacto. Fazer o mesmo com um chip de memória flash e um chip de conversão ADC (analógico para digital) é algo que... não oferece qualquer tipo de desafio desta natureza.

... Por outro lado, quantos jovens ou adolescentes (ou até adultos) hoje em dia teriam ainda paciência para esperar 60 ou 90 minutos a duplicar uma cassete ou a gravar um album "em tempo real"? (Ao menos nas cassetes ainda tinhamos o high-speed dubbing que duplicavam uma cassete a "alta-velocidade"... :)

E quando me lembro do tempo que se passava em casa de amigos enquanto se esperava que se copiassem umas cassetes de uns para os outros... Bem, poderá dizer-se que seria o equivalente a agora passar-se tempo a socializar no facebook a partilhar links. ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)