2013/01/24

Caustic R2500 - Placa Aceleradora de Ray Tracing


A maioria das pessoas nem tem noção da potência extraordinária de cálculo que um GPU actual tem (por norma, preocupam-se apenas em saber se é capaz de correr os seus jogos favoritos com um framerate decente e nível de qualidade adequado). Mas, por muito avançados que sejam os motores gráficos para estes GPUs, para as aplicações onde a qualidade de imagem seja o principal, nada chega ao "ray tracing" - uma técnica de rendering que simula milhões de raios de luz e o trajecto que percorrem, para recriar cenas fotorealistas com reflexos reais.

É também um processo matematicamente muito intensivo, que em tempos (ainda me lembro dos dias de que ficava a olhar para o meu Amiga 500 à espera que ele terminasse... uma única imagem!) se tornava impraticável para a maioria dos utilizadores comuns.

Mas, a Imagination Techonologies, os criadores das PowerVR, trazem-nos as suas placas aceleradoras de Raytracing em tempo real: as Caustic. Na R2500, a mais potente, temos dois chips aceleradores de ray tracing, com 8GB de memória dedicados a cada um (16GB no total),


É o tipo de placa que será apreciado por todos os que trabalhem na modelação e design de veículos, ou arquitectura... mas que por enquanto não será de grande utilidade para os jogadores - já que para criar imagens com a complexidade que existe nos jogos actuais, e com a qualidade de imagem dos mesmos (mesmo que recorrendo a "batotas" desenvolvidas ao longo dos anos) - nem com estas placas de ray tracing  se chega lá (como o próprio John Carmack fez questão de salientar num comentário).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)