2013/02/07

Fracasso na TDT


Um estudo da DECO indica que os problemas a nível da recepção do sinal TDT (Televisão Digital Terrestre) são piores do que se poderia imaginar, com mais de 60% dos lares que recebem o sinal digital a queixarem-se de problemas de recepção do sinal.

Não sendo um consumidor habitual dos canais de televisão que nos são impingidos, e não percebendo porque motivos a chegada da TDT a Portugal não foi usada para dinamizar este sector (ao contrário do que aconteceu noutros países, onde com a TDT chegaram dezenas de novos canais), nem sequer posso dizer como é que as coisas estão na minha área. (Confesso que não terão sido mais que uns minutos o tempo em que olhei para um dos nossos canais digitais...)

Mas, os meus hábitos televisivos não deverão ser os mais comuns, pelo que... nada como avaliarmos o estado da TDT em Portugal deixando que sejam vocês a relatar as vossas experiências.

Se usam, não usam, se têm problemas frequentes, ocasionais, ou se tudo funciona bem... é só preencherem o curto formulário que se segue.

Actualização: já temos os resultados.

11 comentários:

  1. Boa tarde,

    Eu nunca usei a TDT (tenho serviço tv por cabo), e por isso não posso responder à pergunta 2 do questionário...
    Deveria ter uma opção de "Não Aplicável", porque eu nunca tive problemas... Uma vez que nunca usei a TDT! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, para muita gente é impossível responder a este questionário

      Eliminar
  2. Naqueles dias de temporal o meu serviço por cabo foi ao ar, então tive de recorrer ao TDT, e digamos que o serviço (mesmo vivendo numa cidade do litoral) deixou muito a desejar. Houve alturas em que era possível acompanhar o que se passava na televisão devido às falhas de sinal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo, se houve temporal esse mau tempo tambem vai afectar a qualidade do sinal TDT.

      Não é justo neste caso dizer que o TDT funciona mal, quando as condições eram adversas o que, alias, levaram a que ficasses sem serviço por subscrição.

      É caso para dizer que o TDT durante o temporal funcionava mal, mas funcionava ao contrario do serviço que pagas.

      Em situações climatericas normais, como é o caso de 99% do tempo a minha experiencia com o TDT é 5 estrelas.

      Eliminar
  3. Quem tem cabo/satélite/iptv não recorre ao TDT, só se for numa ou noutra TV para poupar nas boxes. Uma tecnologia avançada e um tamanho investimento para ter 5 canais, enfim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui em casa, temos serviço iptv em duas tv´s, e nas outras usamos a tdt, a experiência é de qualidade razoável, mas tendo em conta a tecnologia usada deveria ser muito boa.

      Eliminar
  4. Eu uso TDT por satélite devido ao sinal ser fraco e não tenho tido problemas.

    ResponderEliminar
  5. Eu uso TDT por satélite devido ao sinal ser fraco e não tenho tido problemas.

    ResponderEliminar
  6. Basta sair de um centro urbano para não haver sinal.

    Em aldeias que sempre houve tv ( e em que a maior parte das pessoas nunca tiveram nem querem ter cabo) agora só por satélite.

    Isto para não falar da oportunidade perdida de ter mais canais, das burlas do cabo que mentiu a mil e uma pessoas a dizer que ia acabar a tv e tinha que por o serviço deles (inclusive idosos sem grandes posses, que agora tem que pagar contratos de 2 anos).

    Isto para além de oportunidade perdida, foi mais uma oportunidade para nos roubar, é que para isto mais valia estar ainda em analógico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vivo numa aldeia no interior alentejano, não muito longe da fronteira de Espanha. Em relação à recepção não me posso queixar, mas em relação à quantidade de escolha sim. Enquanto tenho apenas 5 canais portugueses, tenho quase 40 espanhóis.
      Desde generalistas, para crianças, cinema, ciência...
      É triste só em Portugal termos ficado na mesma.

      Eliminar
  7. Como não posso responder ao questionar por não usar TDT, deixo aqui apenas o comentário que tenho serviço pago porque queria ter internet. De resto pouco ligo à televisão, apenas uso para ver notícias

    ResponderEliminar