2013/02/07

Notícias do Dia

Já estamos a oferecer o segundo exemplar do livro O'Reilly deste mês, dedicado ao HTML5, e por cá já passaram outras coisas bem interessantes, como um router WiFi com touchscreen e redes Z-Wave e Zigbee que o tornam num atractivo ponto central para casas inteligentes. Mas, muito mais há para se falar hoje, já de seguida - e não deixes de deixar o teu feedback quanto ao estado da TDT.

Copyrighters sem Direito a Lucros "Pirata"


Já todos ouvimos os casos absurdos dos detentores de direitos de autor que atiram "prejuízos" de milhares de milhões de dólares por cada download efectuado. E tanto vão repetindo essa lenga-lenga que até receio que comecem a parecer valores razoáveis. Surpreendemente, houve um juiz inglês que parece não ter ido nessa cantiga, e deliberou que "os detentores de direitos de autor não podem ter direito a lucros obtidos à custa da violação de direitos de autor".

Segundo este juiz, um infractor de copyrights será alguém que deverá ser equiparado a alguém que invade propriedade alheia do que a um ladrão de moedas.

Mas, e fazer entender a estas associações que alguém que faça o download de uma música, filme, jogo, ou série de TV, muito provavelmente não representa nenhuma "venda perdida" porque nunca iria comprar esses materiais aos preços a que são disponibilizados. Claro que se pode argumentar se terão direito a usufruir desses conteúdos sem pagar... e aí tenho que concordar moralmente que "não deviam" - tal como não se deve saltar o muro da casa do vizinho para ficar a apanhar sol no seu jardim - mas daí a considerar que isso é um crime gravoso e merecedor das indemnizações ou penas que muitas vezes são pedidas... vai uma grande distância.




iPad Transparente por Designer português


Antes que qualquer produto se concretize, primeiro é preciso sonhar com ele e idealizá-lo. E a tecnologia depois se encarregará (a seu tempo) de o tornar realidade. Este iPad transparente idealizado pelo Ricardo Afonso poderá não ser ainda possível de se concretizar (já temos ecrãs e chips electrónicos transparentes, mas até que se possa tornar as baterias transparentes ou torná-las tão eficientes que possam ser suficientemente pequenas e caibam no reduzido espaço opaco deste "concept", ainda faltará algum tempo).

Ainda assim... é bom sonhar com o que o futuro nos poderá trazer. Esperemos é que por essa altura o vidro já seja também inquebrável "mesmo"... para que qualquer queda não resulte num pesadelo! ;)




Android Jelly Bean já passa os 13%


O mais recente Android Jelly Bean já passou a barreira dos 13%, e o ICS está agora em 29% dos equipamentos Android. No entanto, para demonstrar que o Android merece (precisa?) de arranjar forma de  fazer com que as actualizações sejam mais universais e cheguem a todos, bastará olhar para o número de equipamentos que permanecem no velhinho Gingerbread (Android 2.3)... com mais de 45% dos equipamentos.

Não digo que seja fácil ou simples, mas isso é algo que o consumidor final não quer saber. O que queremos é que ao comprar qualquer equipamento Android se tenha a confiança de que iremos ter actualizações durante um prazo aceitável... e que sejam feitas em tempo útil. De pouco ou nada serve andar com um ano de atraso em relação às últimas versões oficiais - particularmente se estivermos perantes falhas graves de segurança que possam por em risco os utilizadores.

Esperemos que seja uma das áreas a que o Google se vá dedicar nos próximos tempos.


Conversões de Vídeos e Filmes para Digital na Staples

Se ainda têm lá por casa alguns vídeos em cassestes VHS (ou outras) ou até mesmo em película de 8 ou 16mm, e desejam preservar essas memórias sem procupações de degradação, a Staples oferece agora nos seus centros de assistência easytch o serviço de conversão de filmes para formato digital em DVD.

O número de formatos analógicos suportados é bastante extenso: VHS, Beta, Micro DVD, Bobines de Cinema (Super 8 e 16mm), Video 8MM, Mini DV, Betcam, K7 Audio, Vinil, Video SC 2000; e a conversão para DVD deverá ser suficiente para manter uma qualidade adequada - no entanto, interrogo-me se alguns destes formatos, como nos filmes de 16mm, não mereceriam já uma conversão para um formato HD? :)


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

4 comentários:

  1. Bastante se tem comentado da questão das actualizações no android, contudo esse assunto a meu ver tem dois lados. Se por um lado se deviam corrigir imediatamente as falhas(essencialmente bugs), por outro a maior parte dos utilizados nao liga nada á versao de android instalada(e as marcas sabem disso, infelizmente). Isto é, um tlm android lá por ter a versão 2.2 ou 2.3 nao deixa de funcionar. Alias, as muitas pessoas que nao tem grande conhecimento de telemoveis e quando lhe pergunto que versao android tem, nao sabem responder. Isto é, desde que o tlm chame, mande sms,der para ver o mail e por fim jogar uns quantos jogos, dá igual a versão que tenha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que isso só irá "mudar" quando aparecer uma falha grave tipo e um virus/worm que comece a "brickar" Androids a torto e a direito - por exemplo, espalhando-se via SMS e automaticamente se redistribuindo para todos os contactos de cada telemovel. :)

      Eliminar
  2. Passagens para DVD: Easyphoto na rua de Cedofeita no Porto ;-)

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar