2013/02/27

O Smartphone como Laboratório Médico


É um pouco caricato que por muita tecnologia que tenhamos ao nosso redor, muitas vezes ela ainda deixa muito a desejar nalgumas áreas onde poderia/deveria realmente ajudar as pessoas: como a área da saúde. Se é certo que as coisas têm evoluído (actualmente um diabético já pode ter sensores ligados ao seu smartphone que analisam o sangue e guardam o histórico dos resultados), ainda muito há por fazer - e este Uchek é disso um exemplo.

Com este Uchek qualquer pessoa poderá usar o seu smartphone para fazer análises à urina (não se preocupem que não representa risco acrescido de deixarem cair o smartphone na sanita). Em vez de um complicado e dispendioso sistema de sensores, este Uchek recorre a uma solução bem mais básica e simples, dando uso às pequenas tiras coloridas que detectam a presença dos diversos compostos a analisar (as mesmas que são utilizadas pelos médicos), mas que neste caso podem ser interpretadas por uma App no telemóvel recorrendo à câmara para ver as cores resultantes.

No fundo, trata-se de simplificar o acesso e interpretação da informação a todos, mesmo aqueles que possam ter dificuldade em avaliar as cores e intensidades dos resultados.

Ainda não estaremos ao nível de um "tricorder" do Star Trek, que permitia fazer relatórios médicos completos (entre as suas 1001 outras funções), mas... parece-me bem apropriado que se possa dar uso à potência dos smartphones actuais para tornar mais eficiente o controlo de saúde das pessoas - particularmente naquelas que estão em áreas onde o acesso a um sistema de saúde decente é mais complicado.

Aliás, interrogo-me... em vez de se fazerem visitas de rotina ao médico, não seria bem mais prático e eficaz que pudessem ser feitas via video-conferência a partir de um smartphone? Poupava-se tempo, chatices com deslocações, filas de espera, e fustrações com os horários das marcações que nunca/raramente são cumpridos.


Com a evolução, um smartphone que mantenha um registo dos batimentos cardíacos e respiração, qualidade do sangue, urina, etc. poderá servir como o nosso "médico" a tempo inteiro que nos alerte sempre que algo saia dos parâmetros normais. Certamente não nos poderá curar (lá chegaremos?)... mas seria um bom assistente para apanhar potenciais situações de risco numa fase precoce que mais facilmente possa ser tratada. Isso sim, seria algo bem mais útil do que andar a usar o smartphone para fazer check-ins em restaurantes e cafés, ou colocar as fotos da sobremesa no Instagram. ;P

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)