2013/03/09

Bar em Seattle Proíbe Google Glasses

Como é habitual, há quem não perca a oportunidade para ter os seus 15 minutos de fama. E bem a propósito do que falávamos de um mundo em vigilância constante, em Seattle, um bar já fez questão de anunciar que será proibido utilizar os óculos digitais do Google. O proprietário admite desde logo que este anúncio é parcialmente feito "por brincadeira", mas que também tem outro objectivo bem mais sério, que é proteger a identidade de todos os que frequentam este local.

Embora desta vez a coisa ainda me pareça mais virada para a brincadeira e o mediatismo (uma vez que o Project Glass ainda nem sequer está em comercialização, nem sabemos ainda quando estará), é um assunto que certamente irá voltar a estar na ordem do dia assim que houver uma data definida para o seu lançamento.

É que se por enquanto se tornaria suspeito pegar numa câmara fotográfica ou smartphone para captar imagens de alguém ou de algum local (claro que há as câmaras escondidas, mas aí já estamos a falar de espionagem deliberada), com produtos como os óculos digitais torna-se impossível saber se alguém estará ou não a recolher imagens de tudo. Será mesmo que passaremos a ter restaurantes e outros locais onde passe a ser proibido usar este tipo de equipamentos?

Que vos parece?

3 comentários:

  1. Vamos passar a ter zona de não fumadores e zona para este tipo de dispositivos x)

    ResponderEliminar
  2. Não sei se gosto da ideia de estar a ser vigiado logo que saio de minha para qualquer lado.... Que entretanto já vai acontecendo com a quantidade de câmaras no mundo. Imagine se agora com os glases. Tem de haver regulação...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Será correcto tirar fotografias a alguém sem prévio consentimento? Ou filmar?
      Tem de haver limites, claro que quem os tiver pude fazer isso de qualquer das formas e bem mais discreto do que com os equipamentos actuais.
      A minha primeira impressão inicial é negativa.

      Eliminar