Decorreu na passada quinta feira no restaurante Eleven em Lisboa o evento HP Touch, Print, Go! e o Luis Costa conta-nos o que viu por lá:
O evento tinha como objectivo apresentar os mais recentes equipamentos HP acabados de lançar no mercado nacional, nomeadamente as impressoras Officejet Pro X e Envy 120, o tablet empresarial Elitepad 900 e os portáteis HP Envy X2 e EliteBook Revolve.
Alguns destes produtos já estão disponíveis no mercado nacional, e os restantes deverão ficar até ao final do mês.
A apresentação propriamente dita foi antecedida por uma interessante introdução proferida por José Correia, responsável pela área de Printing and Personal Systems, a qual acumula actualmente com a direcção interina da HP Portugal.
Frontalidade e sinceridade, duas qualidades que muito aprecio, dominaram sua intervenção. A situação actual da HP, o seu passado recente e o seu futuro, foram brevemente apresentados.
Terminada a introdução, coube aos responsáveis de cada área apresentar os seus produtos, com o "Touch" a ser ponto central... e onde até as impressoras já quase dispensam os botões físicos.
Longe vão os tempos das impressoras de escritório com "mau aspecto". Actualmente, sexy, é a palavra dominante!
Facilmente podemos ter uma impressa Envy 120 cheia de estilo (à direita) na nossa sala de estar, sem que esta destoe do restante mobiliário e que até podemos utilizar para recarregar o smartphone ou uma câmara digital.
"Cabos visíveis são algo do passado graças à integração das HP’s TouchSmart Apps, aplicações que permitem navegar, criar e imprimir diretamente a partir da net. O ecrã tátil estende-se e retrai-se intuitivamente quando não está a ser utilizado."
Os equipamentos convertíveis vieram para ficar. As marcas apostam fortemente nestes modelos.
O ElitePad 900 marca o regresso da HP ao segmento dos tablets.
Jackets, mais portas e extensão de bateria para umas impressionantes 19.5h de autonomia. 9h no tablet.
Em breve estará disponível uma dock com teclado.
Vai estar disponível uma docking com mais portas de saída de vídeo.
Foi construído tendo em mente uma manutenção simplificada.
"Desenhado para utilizadores de empresas e entidades públicas como, por exemplo, sectores da saúde e distribuição, o ElitePad é complementado pelos HP ElitePad Jackets, que acrescentam opções de conectividade e uma maior vida útil à bateria, em conjunto com acessórios que personalizam o tablet para utilizações especializadas."
Os jackets são um conceito muito interessante. Valorizam o equipamento principal, acrescentado funcionalidades que se revelam mais valias. Sem dúvida uma boa aposta para o mercado empresarial, e não só...
Produtividade de um netbook com a liberdade de um tablet, aliada a uma autonomia até 15h, 7h no tablet.
"O HP ENVY x2 resolve o eterno dilema “Levo comigo o notebook ou o tablet?”. Os utilizadores têm o melhor dos dois mundos – o poder de um notebook e a liberdade de um tablet num só equipamento."
Claro que não podia deixar passar a oportunidade de aceder ao AadM e tirar a foto da praxe!
Para alem deste Envy 2, foi ainda apresentado o Elitebook Revolve, um portátil que se transforma num tablet (o ecrã é rotativo).
As impressoras, claro está, também marcaram presença. A Officejet Pro X imprime até 70 páginas por minuto, marca que lhe permitiu entrar para o Guiness World of Records. A HP investiu fortemente na investigação e desenvolvimento de novas tintas que lhe permitissem atingir este valor record. Além da velocidade atingida, a qualidade e custo por página (-50%) permitem equiparar os resultados obtidos com as irmãs laser. Uma das novidades nesta série de impressoras é a cabeça de impressão fixa.
"A HP Officejet Pro X poupa 50 por cento de energia e os tinteiros HP 970 e HP 971 a jacto tinta reduzem em 50 por cento o desperdício e oferecem exatamente a mesma qualidade que a impressão a laser. A capacidade de impressão frente e verso patente em todos os modelos desta série cria muitas mais oportunidades de poupança de papel."
A terminar, um equipamento que fugia ao padrão sexy, passando a robustez a ser a palavra de ordem.
Há nesta altura uma mudança de processos no mundo empresarial. A impressão começa a dar lugar à digitalização. Com o Flow CM, cloud privada para partilha de conteúdos, a HP pretende ganhar um lugar de destaque. Esta ferramenta permite digitalização e impressão remota, algo que poderá encaixar na perfeição em algumas empresas.
João Ferrão, responsável pelo produto, efectuou uma demonstração curiosa.
Amachucou uma folha de papel, e posteriormente colocou-a na impressora para ser digitalizada.
O mau estado do papel não impediu que a digitalização e reconhecimento de caracteres fosse efectuado de forma bastante eficiente, algo que foi possível comprovar num dos ecrãs que serviram a apresentação.
A terminar, uma agradável surpresa.
Actualmente, utilizo a plataforma Android, mas perante um doce tablet HP com Windows 8, lá fui forçado a abrir uma excepção :)
Os nossos agradecimentos à HP pelo convite para assistir a este evento de apresentação dos novos equipamentos.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)