2013/03/18
O Lucro de um Best Seller na Amazon
O sonho do lucro fácil é algo que deve fazer parte da "natureza humana", e muitos poderão também cometer o erro de pensar que certas profissões rendem mais que outras (de forma justa ou injusta, conforme os casos). No caso dos autores de livros, a perspectiva de ver uma das suas obras na lista de best-sellers na Amazon, poderá causar reacções idênticas à de lhes ter saído o primeiro prémio do Euromilhões.
No entanto... a verdade por vezes é bem menos generosa.
Depois de ter visto a publicidade ao seu livro catapultada por uma engenhosa e insólita carta da Jack Daniels a pedir que a capa do livro fosse alterada por ser demasiado parecida com a marca de Whiskey, Patrick Wensink mal podia acreditar na sua sorte.
O seu livro Broken Piano for President esteve no topo da lista de best-sellers da Amazon por uma semana, e chegou mesmo ao 6º posto dos livros mais vendidos nos EUA. Para muitos, seria tudo o que bastava para pensar numa vida que poderia futuramente ser passada a viver "à lord", com os rendimentos do livro.
Mas teriam que ser uns "lords" muito modestos... pois depois de todo o aparato, a verdade nua e crua revelou que tinham sido vendidos 4000 exemplares, totalizando apenas $12,000 dólares para o autor. (E ter em atenção que sendo um autor independente, até tinha uma percentagem sobre os lucros de 50%, superior ao de muitos outros autores).
Fica a lição (e o balde de água fria) para todos aqueles que pensam que a vida de autor é fácil. Tal como no futebol, onde temos umas poucas dezenas de jogadores pagos a peso de ouro, que representarão menos de 1% de todos os jogadores; também nos autores teremos alguns fenómenos bem sucedidos... mas sendo preciso não esquecer que para os restantes 99.99%... escrever um livro é algo que dificilmente terá retorno financeiro significativo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)