2013/04/03

Android a Correr Múltiplos Androids Virtualizados


Penso que por vezes nos esquecemos do verdadeiro potencial dos smartphones mais recentes que temos no mercado. Reclamamos continuamente de todos os ligeiros atrasos e engasgos que tenham a abrir uma app ou a arrastar uma página web no browser, esquecendo que são milhares de vezes mais potentes que os computadores de secretária que existam há duas décadas atrás. Este projecto poderá relembrar-nos um pouco dessa potência, ao mostrar-nos um Galaxy S2 a correr dois Androids independentes em simultâneo.

Ou seja, é como se estivéssemos perante dois smartphones distintos (seria até possível estar a usar versões diferentes do Android), mas entre os quais podemos alternar sempre que quisermos.

O mais surpreendente é que este sistema apenas roubará cerca de 10% à bateria, já que sempre que mudamos para um sistema, o outro fica em modo de suspensão (ficando apenas em execução as tarefas prioritárias, tal como em qualquer Android quando se "apaga o ecrã".)

As possibilidades são imensas... desde as utilizações óbvas (com um Android para fins profissionais; e o outro para uso pessoal), ou também para permitir que se tenha um Android estável a trabalhar no dia a dia e dando-nos a possibilidade de ir testando uma versão experimental sem riscos de ficar com o Android encravado ou inutilizável.

... Tal como nos PCs muitos já se renderem às maravilhas da virtualização, passando a usar PCs virtuais como computadores habituais de trabalho diário (eu sou um deles), parece que nos mobiles caminhamos no mesmo sentido.

1 comentário:

  1. Não se é possivel em outros, mas no Motorola Razr é possivel usar a partição do WebTop para instalar outro android (Usando o Boot Menu Manager ou BMM) para fazer dual boot.

    Uso bastante esta feature. Assim posso ter sempre a versão Stock do meu Razr e ir experimentando ROM's (como a CM, AOKP, etc) na outra partição.

    ResponderEliminar