2013/04/09

Backups Preciosos... mas Desconhecidos

A Western Digital realizou um estudo para saber qual a percepção do público em geral face aos backup e os resultados não surpreendem, mas mostram que há ainda muito por fazer.

No topo das preferências para o método de backup estão os discos externos; mas seguidos de perto pelas pens USB (52 e 49% respectivamente). Mais para trás ficam os CDs e DVDs, e curiosamente... a cloud parece ainda não convencer os utilizadores para esta função, sendo usada apenas por 23% dos utilizadores, sendo também visto como o método menos fiável pelos mesmos.

Quanto ao valor que é dado aos conteúdos digitais nos seus discos, 30% das pessoas dizem que são de valor inestimável (com as mulheres a dar-lhes mais valor: 34% vs 26% dos homens).

Aliás, em termos de bens materias preciosos, os dados nos discos rígídos ocupa o segundo posto, sendo apenas superado pelos albuns de fotografias impressas; e ficando à frente de heranças, jóias, e demais coisas.


O dado mais preocupante será ver que 49% das mulheres e 31% dos homens dizerem que não têm a certeza de como fazerem backups.

A WD relembra que tem soluções para facilitar os backups, com software incluido gratuitamente nas suas unidades de armazenamento externo WD MyBook e MyPassport. Mas mais importante ainda é que um backup na sua forma mais básica pode ser algo tão simples como copiarem todos os vossos documentos e fotos para um disco externo - mesmo que seja feito manualmente. Isso é algo que podem/devem fazer desde já, enquanto exploraram a utilização de programas mais adequados para o efeito, e que o façam de forma automática sem que tenham que se preocupar com isso.

Não me canso de repetir que: ninguém deverá passar pela enorme frustração de ver todo o seu historial digital, fotos de férias, de filhos, família, etc. a esfumar-se devido a uma avaria num disco ou a algum malware/virus que corrompa os dados. Principalmente no caso das fotos, são coisas que são irrecuperáveis, e que facilmente poderão manter em segurança usando um disco externo (e também podendo usar-se a cloud como método de backup adicional - a "nossa" CloudPT disponibiliza 16GB de espaço que já poderão ajudar na tarefa - embora nas condições do serviço refiram que não garantem a integridade dos dados... pelo que não será recomendável usá-lo como única forma de backup).

2 comentários:

  1. A probabilidade de simultaneamente dois sistemas de backup falharam e o próprio sistema de armazenamento principal, é nula (estatisticamente)quando se usa dois sistemas diferente em locais diferentes, em suportes diferentes.

    ResponderEliminar
  2. Eu tinha(e ainda tenho um WHS 2011) onde fazia o backup com mirror das pastas que me interessavam, até ao dia que um dos discos falhou e o outro também não estava lá muito famoso(NUNCA COMPREM WD Green!!!). Com o susto, comprei um serviço Cloud de Backup (Crashplan) ilimitado por 4 anos, que na altura ficou-me por 24.5 por ano. "Agora durmo que nem um bebé!" ;)

    ResponderEliminar