2013/04/25

Notícias do Dia

Já esmiuçámos os subpixeis do ecrã do novo Galaxy S4 vs o HTC One; espreitamos o que se passa no interior de um SoC que possibilita a existência dos actuais smartphones e tablets; o Sony Xperia Z entra no AOSP; e não se esqueçam de ir espreitar a exposição de LEGO que recria alguns monumentos em Lisboa, e certamente irá conquistar miúdos e graúdos.

Já em contagem decrescente para o nosso meeting de Abril (neste sábado), fiquem com as notícias do dia neste 25 de Abril:

Melhor Portátil Windows é um MacBook Pro


Não deixa de ser caricato que uma empresa tenha declarado que o melhor portátil para Windows seja... um MacBook Pro. A análise foi feita com base no seu desempenho, estabilidade, número de processos a correr em background, etc. O MB Pro ficou à frente de computadores com windows de origem em parte devido ao facto da maioria destes vir pré-instalada (ou melhor dizendo: pré-atulhada) com inúmeros programas e serviços extra, que contribuem para as suas piores prestações.

Como no MacBook se fica com um Windows "limpinho"... deu-se o caso de conseguir ficar à frente dos restantes.

... Talvez possa servir como chamada de atenção para que os fabricantes tenham um pouco mais de atenção quanto ao que colocam nos seus portáteis. Senão... que não fiquem surpreendidos por cada vez mais pessoas fugirem para os tablets (e não me refiro aos tablets Windows, que apenas venderam três milhões no primeiro trimestre, ao que parece).



McAfee patenteia sistema de bloqueio de acesso a conteúdos ilegais
Parece que em breve os "anti-virus" poderão começar a fazer bem mais do que fazem actualmente, expandindo a sua área de actuação para sistemas anti-pirataria. A McAfee patenteou um sistema de detecção e bloqueio de conteúdos ilegais, que poderá detectar quando um utilizador acede a um site com contéudos pirata, e bloqueie o acesso ou redireccione para um site onde poderá adquirir os conteúdos legalmente.

... Valha-nos que lá pelo meio das opções parece continuar a existir a possibilidade do utilizador dizer que pretende mesmo aceder a esse conteúdo. (Funcionando mais como um sistema de alerta, à semelhança do que já existe para alerta de acesso a sites que são considerados maliciosos, como fazem alguns browsers).


iTunes faz 10 anos

Pode ter sido revolucionário, pode continuar a ser um sucesso, pode ser adorado por muitos... mas para mim, este 10º aniversário do iTunes não me faz gostar dele nem mais um bocadinho. Sempre detestei o conceito de ter um programa de gestão de conteúdos centralizado, e que não contempla o facto de podermos querer fazer essa gestão em vários computadores - e também para o monte de tralha que o iTunes instala num computador.

Infelizmente fui obrigado a instalá-lo quando comprei o primeiro iPhone, pois "não havia volta a dar" (mas como sou teimoso, fi-lo num disco externo de arranque, que usava apenas para fazer um backup ocasional ou a actualização do firmware do iPhone). Felizmente, com a chegada do iOS 5 (se não estou em erro), o iPhone passou a poder viver livre do iTunes "instalado"... e fiquei livre.

(Confesso também que não faço nenhuma gestão organizada das minhas músicas em formato digital. Se o fizesse talvez até pudesse apreciar as vantagens do iTunes... e nada tenho contra quem o fizer e achar que é o melhor sistema para esse efeito. Portanto, escusam de me tentar convencer de que isto é mesmo bom. Acredito na vossa palavra... mas dispenso! :)


9.4 Milhões de Glass vendidos nos próximos anos?

Alguns analistas prevêem que o Google Glass e demais óculos digitais que venham a surgir, irão fomentar uma revolução, e que venderão 9.4 milhões durante os próximos anos. (Confesso que acho piada a estas previsões, que não são de 9 milhões, nem de 10 milhões, mas sim de 9.4! Porque não dizerem que serão exactamente de 9,421,453 unidades? ;P)

Bem, pelo menos é sinal de que o mercado (de analistas) parece estar mais receptivo às grandes alterações que podem acontecer num curto espaço de tempo - para se redimirem dos erros que fizeram há alguns anos quando parecia inconcebível que um fabricante que nunca tinha feito um telemóvel, entrasse num mercado aparentemente hiper-saturado, e... alguns anos depois, termos um gigante como a Nokia a passar as dificuldades que sabemos.

... Quanto a mim, já sabem que acredito que os Glass irão ser mesmo revolucionários. Sendo que o que falta saber é se tal acontecerá com esta primeira geração de Glass, ou só na geração seguinte - melhorada e (previsivelmente) mais económica.


Curtas do Dia




Resumo da Madrugada



1 comentário:

  1. Bem, eu só gostava de comentar que...uau...isto de ser feriado...é só conteúdos hoje no AADM!
    O Carlos está-lhe a dar forte.

    ResponderEliminar