2013/04/16
Unreal "1" - os Jogos Excelentes de outros Tempos
Uma vez que temos estado a abordar a questão da evolução gráfica ao longo dos tempos e as incríveis capacidades que hoje temos nas placas gráficas actuais (e também nos equipamentos mobile), não pude resistir quando passei por esta capa da revista Next Generation que em 1997 anunciava em grandes letras que a imagem de capa era uma imagem real de um jogo! (Neste caso, o primeiro "Unreal".)
Não sei se fico mais assustado ao ver o que considerávamos gráficos "espectaculares" na altura, ou se pelo facto de me lembrar ainda bastante bem desta (e de outras) capas de revista da altura. :)
Estávamos em 1997, e esta capa mostra bem como as coisas mudaram desde então. Naquela altura era habitual os jogos usarem "game art" a mostrar imagens bonitas sobre o jogo... que depois na realidade, se revelavam num amontoado de pixeis que hoje em dia consideraríamos ridículos. Por isso mesmo os jogos que eram capazes de exibir com orgulho as imagens "in-game" eram um caso à parte, e que nos mostravam os avanços que iam sendo feitos.
Era anos "loucos". Se hoje em dia dissesse a alguém que no primeiro Need for Speed tinhamos a opção para reduzir o tamanho do ecrã de jogo, diminuindo a resolução para que o jogo ficasse jogável com velocidade aceitável dependendo do computador que se tinha... iriam pensar que estava a gozar.
Mas, na época do Unreal já estávamos numa época mais avançada, onde já se degladiavam as placas gráficas 3D. Monstros como as Nvidia RIVA TNT e TNT 2, a Matrox Millennium G400, as Nvidia GeForce 256, e claro: as Voodoo da 3DFX.
Eram essas placas que tornavam possíveis coisas como esta, que certamente estarão gravadas nos neurónios de muitos de vocês! :)
O Unreal veio a tornar-se naquilo que todos conhecemos hoje, em grande parte devido ao facto de incentivar que os jogadores fizessem as suas próprias modificações ao jogo e criassem novos mapas, o que rapidamente criou uma imensa comunidade em seu redor (e montes de conteúdos extra que divertiam os jogadores).
Uma década e meia depois... as coisas passaram daquilo... para isto:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Que saudades. Obrigado Carlos.
ResponderEliminarNunca achei piada ao motor do Unreal, sou mais quaker :)
ResponderEliminareheh tive uma TNT2, aquilo é que era a jogar Action Quake xD
ResponderEliminarNostalgia! Tantas e boas horas passadas a jogar Unreal. Foi dos poucos jogos que tive pachorra para jogar até ao fim. Na altura rolava uma 3DFx :)
ResponderEliminar