2013/05/13

Novo iPhone marcará o Fim das Passwords?


Já por várias vezes temos abordado a questão de que os fabricantes de smartphones e tablets precisam desesperadamente de "algo novo" que quebre o ciclo de apenas melhores câmaras e melhores CPUs, que - na verdade - interessam cada vez menos aos utilizadores, agora que qualquer equipamento já é "bom que chegue" para aquilo que pretendem. No entanto, isso não quer dizer que não haja áreas onde haja muito espaço para inovar... e uma das que se torna cada vez mais critica é a área da segurança.

Não passa uma semana que seja sem que surjam notícias sobre falhas de segurança, vulnerabilidades, roubo de dados de utilizadores em sites, etc. etc. As passwords já não oferecem garantia de segurança; e a utilização de sistemas de autenticação "2-step", embora recomendáveis, adicionam uma complexidade extra que muitos utilizadores poderão não estar dispostos a aguentar. É preciso repensar este sistema... e a Apple poderá estar em posição privilegiada para o fazer. Se os rumores de que o próximo iPhone terá um sensor de impressões digitais se concretizarem (a Apple comprou uma empresa especializada nesta área), a Apple poderá usar este elemento como ponto de destaque diferenciador, e que - acima de tudo - servirá para algo que as pessoas realmente necessitam: um sistema que aumente a segurança, mas que ao mesmo tempo simplifique o processo de autenticação.

Mas, não é certo que a Apple tenha conseguido fazer isto a tempo deste próximo iPhone, podendo ser algo que fique para mais tarde - e a ser feito, teria que ser "bem feito" (já por várias vezes experimentei sistemas de impressões digitais integrados em portáteis, e que só à 3ª ou 4ª tentativa é que "reconheciam" o dono... fazendo com que a experiência se tornasse frustrante ao ponto de ser desactivado. Mas, a tecnologia certamente já muito terá evoluído desde então... e acredito que hoje em dia possa estar bem melhor.

Venha da Apple ou de outro fabricante qualquer, por intermédio das impressões digitais ou de qualquer outro método... o que é certo é que bem gostaríamos de poder dizer adeus às passwords de uma vez por todas!

5 comentários:

  1. Isso é impensável. Como é que a Apple vai armazenar uma cópia do dedo dos patos, perdão, clientes nos servidores deles?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... Da mesma forma que já os tens no teu cartão do cidadão e base de dados do estado?

      Mais preocupante: será apenas uma questão de tempo até que uma destas bases de dados seja "hackada" tal como tem acontecido com as passwords, colocando informação biométrica de milhões de pessoas acessível a todos.

      Como sempre... o "elo mais fraco" é que será sempre o denominador comum, e nunca se terá segurança a 100% - apenas sistemas que dificultem a tarefa ao ponto de não ser compensador atacar, mas que ao mesmo tempo não causem transtornos demasiados para o utilizador no dia a dia.

      Eliminar
    2. Viva

      Não percebi..., diga lá outra vez onde lhe doi... ;)

      Eliminar
  2. Era uma piada. Mas, mais a sério, já está mais que provado que identificação biométrica não resulta. Veja-se o face & voice unlock do touchwiz, os leitores de impressões digitais dos portáteis (não descansei enquanto não meti o reader do meu tecra a funcionar no debian e depois de 3 ou 4 dias desactivei). Quanto a mim nada vai substituir as passwords, nunca.

    Lembras-te do caso de uma senhora que tinha o portátil encriptado e disse ao FBI que tinha esquecido a password e ficou por aí? Se fosse impressão digital ou outra "biometrisse" qualquer tava feita :-)

    ResponderEliminar
  3. Vamos ver qual dá melhor resultado: o "fingerprint" ou o "face unlock" :)

    O "face unlock" pondo-lhe uma fotografia à frente "papa-a" como se fosse o rosto autêntico (diz-se que no S4 está melhor).

    No "fingerprint" uma coisa é certa - não usa servidores. Então se o iPhone não estiver ligado à internet não o consigo desbloquear ?

    http://www.telegraph.co.uk/technology/mobile-phones/9935905/Smartphone-fingerprint-tech-could-replace-passwords.html

    ResponderEliminar