2013/06/12

Google Glass Desmontado


O fascínio por saber como as coisas são por dentro é algo que parece contagiar muitas pessoas - e embora muitas vezes essa vontade tenha que ser moderada pelo facto de se poder estragar o "brinquedo", noutras ocasiões, a curiosidade (e os patrocínios) faz com que abrir um dos mais afamados gadgets do momento se torne possível.

Já podemos ver como o Glass do Google é por dentro e previsivelmente, devido ao seu tamanho compacto, não há muito que ver.


Uma pequena motherboard com o CPU e memória, um controlador/sensor para o toque, a "coluna" por vibração, câmara, ecrã e bateria... e basicamente é isso.

Embora esta desmontagem não seja recomendada para quem tiver recebido uns Glass e obrigue a alguns passos um pouco mais delicados, foi possível desmontar totalmente o aparelho e voltar a montá-lo ficando funcional (embora com algumas mazelas estéticas).

O principal interesse disto será quando o Glass estiver em comercialização - e, esperemos nós, a preço altamente tentador - e a comunidade de "hacking" começar a explorar as potencialidades deste hardware, por exemplo adicionando novos módulos, ou... sei lá... depois descobriremos.

O que sei é que desde o dia em que pela primeira vez abri um "caixote" de um computador e analisei maravilhado os diferentes componentes que lá estavam que sempre gostei de ter a noção de como os "gadgets" electrónicos eram por dentro (e olhem que há umas décadas atrás, um PC não era uma caixa maioritariamente vazia como é hoje - era semelhante confusão de flat cables e placas que inspirava respeito!) Felizmente, hoje em dia não nos faltam sites dispostos a fazer estes tear-downs... o que nos permite satisfazer a curiosidade sem correr os riscos de sermos nós a fazê-lo! :)

1 comentário:

  1. Por esta altura ando normalmente em mangas de camisa, smartphone e carteira nos bolsos e um par óculos no bolso da camisa.

    Por que é que o Google Glass não tem articulações como os óculos ? Era mais fácil de transportar.

    ResponderEliminar