2013/06/25

Google Remodela Google Groups


O Google reformou finalmente o velhinho Google Group, passando a deixar o novo Google Group como serviço oficial para todos os seus utilizadores. Relembro que o Google Groups é um serviço que nos é bastante querido pois é o que serve de base à nossa mailing list que conta já com mais de 900 participantes e onde diariamente se discutem vários assuntos, se tiram dúvidas, se pede ajuda nos casos mais complicado, etc.

Uma vez que já estava a usar o "novo" Google Groups há bastante tempo, nem notei as diferenças mas entre as novidades estão novas opções de gestão dos grupos e a possibilidade de gravar respostas "pré-feitas" para dar respostas a perguntas frequentes. Tudo isto coisas que serão apenas visíveis para quem usa o grupo na web ao estilo forum (já que para quem o usar como "mailing list", continuará a ter o mesmo aspecto de sempre: emails!

Uma novidade que poderá ser interessante para alguns utilizadores é a possibilidade de usar um Google Group como uma caixa de correio colaborativa, podendo ser usada - por exemplo - para servir de serviço de apoio de uma empresa, onde vários colaboradores poderão dividir os problemas que forem surgindo entre si, ou haver pessoas dedicadas a áreas específicas; ou tão somente ser usado por um grupo numa escola como forma de melhor gerir o seu trabalho em grupo.

É uma remodelação que poderá dar algum "descanso" a todos os que têm receado o fecho dos serviços do Google e a sua transferência para o Google+. Certamente o Google não iria encerrar os grupos imediatamente após ter feito publicamente esta actualização... pois não?



2 comentários:

  1. Mais tarde ou mais cedo acontecerá a transição para o G+. Se não para que a criação das comunidades no G+. Acho até mais interessante do que o groups (que uso bastante diga-se).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As comunidades ainda precisam de bastantes tweaks (especialmente do lado da moderação) antes de poderem substituir o Groups, mas não duvido que seja esse o eventual plano.

      Eliminar