2013/06/24

Telemóveis Substituem Dinheiro em África


Enquanto por cá nos vão tentando convencer que é preciso toda uma nova infraestrutura para podermos usufruir da comodidade dos pagamentos wireless, em África não estão com meias-medidas e um número crescente de países vai utilizando os telemóveis como dinheiro, sem necessidade de dispendiosos smartphones com NFC ou sequer planos de dados.

O serviço é tão simples que só serve para demonstrar o quanto por cá os operadores não estão dispostos a fazer serviços para dar solução aos problemas dos utilizadores, mas sim entreter-nos com a promessa de mais e melhores serviços futuros onde cada um vai puxando para o seu lado para tentar roubar mais uns clientes aos outros operadores. Como é que se processa então este serviço "milagroso"?... É simples: recorrendo às populares SMS!

Para quem olhar para Portugal como exemplo do uso dos telemóveis, poderá querer repensar a situação ao descobrir que no Quénia mais de 17 milhões de pessoas usam o telemóvel para fazer e receber pagamentos. Sim, sem necessidade de NFC, QR Codes, ou outras coisas que por cá vão tentando ser o "futuro" dos pagamentos.

Na Somaliland o serviço ZAAD do maior operador de telecomunicações da região (Telesom) conta com um volume de transacções médio de 34 por mês por utilizador! Ou seja, praticamente não há dia em que os utilizadores não o usem. O sistema é usado para fazer pagamentos nos cafés, cantinas, e até para pagar os bilhetes nos transportes públicos (por cá acham que tem mais piada criarem-se dúzias de sistemas incompatíveis entre si e que nos obrigam a carregar dúzias de cartões/passes.) Na sucursal da Coca-cola na Somaliland, não se fazem transacções em "dinheiro": 80% das vendas são feitas usando o Zaad e o restante por transferências bancárias - sendo caso único no mundo.

Cada utilizador faz um pré-carregamento no serviço Zaad com o valor que pretende ter disponível, e depois para o usar tem apenas que marcar um número de 3 algarismos, meter o seu código PIN, introduzir o número Zaad da pessoa, empresa ou serviço, a quem desejam fazer o pagamento, e o valor a pagar (podendo também ser usado pelos pais que queiram transferir algum dinheiro para os filhos).

O sistema tem tido enorme sucesso, pois sem a necessidade de andar com dinheiro real baixam também as probabilidades de roubos e assaltos (e no caso de alguém forçar uma transacção coerciva, será sempre necessário um número Zaad receptor identificado - o que deita por terra os planos).


Não me canso de dizer - aos anos - que os nossos operadores bem que deveriam ter algo deste género; desde que se criou o hábito dos "pré-carregamentos" que o passo seguinte seria logicamente permitir usar esse dinheiro para fazer qualquer tipo de pagamentos. Seria um sistema com o potencial para ser uma grande "pedrada no charco" nos sistemas de transferências instituídos (SIBS e afins) que cobram taxas abusivas pelas transacções. Um operador com coragem poderia optar por cobrar apenas uma ridícula taxa de 1 cêntimo por cada transacção e revolucionar por completo todo o sistema de pagamentos. E imaginem só... nem sequer seriam necessários cartões Multibanco (ou tais que já desapareceram para que nos pudessem começar a cobrar recorrentemente pelo cartões de "débito directo" estilo Visa Electron), ou trocar de terminais para suportar NFC, ou todas as outras complicações que tentam arranjar para algo que - como aqui fica mais que demonstrado - tem solução bastante fácil... desde que houvesse vontade para tal.

21 comentários:

  1. Concerteza o serviço implicará outras "complicações" como por exemplo onde são geridos e guardadas as transacções/pagamentos, isto é obrigará por consequência à adesão ainda que indirecta de outros serviços suponho. Porém é realmente uma demonstração de "avanço", descomplicação e próximidade do serviço. Talvez os sistemas NFC's e afins cheguem ainda esta década a um resultado semelhante, ou seja simples, abrangente, popular e quem sabe universal. Até lá, resta-me considerar se ainda darei uso real efectivo possível(dúvido) à funcionalidade NFC do meu futuro Smartfone dentro do prazo estimado de utilização!. :)

    ResponderEliminar
  2. Olha, nunca tinha ouvido falar, mas está confirmadíssimo, até pelo Citybank

    Como é que o sistema de pagamentos e de empréstimos opera, sem bancos ? Os MNO (mobile network provider), criaram uma rede que abrange lojas de esquina, estações de gasolina, lojas de telemóveis - todos pagos à comissão (ou à percentagem, se se quiser). Também concedem empréstimos à taxa de 7,5% ao mês (é muito, mas os empréstimos que antes havia na rua ainda tinham taxas mais altas).

    "Não tinha que comer, enviei um SMS a pedir um empréstimo de 200 shillings, que fui levantar na loja da esquina. Passado um mês devolvi 215 shillings" (os 7,5%/mês). Penso que a coisa funciona numa base de proximidade, emprestaram-lhe os 200 shillings porque o comerciante o conhecia (ou a família) o que garantia a devolução do dinheiro. Sem uma base de proximidade, a tal rede no terreno, este sistema não funciona. Ainda bem que está a funcionar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece que seja à base da "proximidade/confiança". Foi próximo porque a rede está disseminada por todo o lado, qualquer "credor" não terá problemas em dar o dinheiro porque terá a garantia do operador que o dinheiro está na sua conta - no caso do empréstimo não ser pago, aí já será entre o devedor e o operador.

      No fundo, passa a ser o operador de telecomunicações a fazer o papel também de "banco".

      Eliminar
    2. O que chamas "credor" (o da loja da esquina) é um agente do operador.

      Ninguém empresta dinheiro sem garantias ou avale/fiança de quem conheça aquele a quem se empresta dinheiro. Se o operador começar a emprestar dinheiro a quem lhe mandar SMS a pedir empréstimos está falido ao fim de uma semana. Agora, se tiver um agente no terreno que lhe diga "Aquele é de confiança, vai pagar, se não pagar ele paga a família dele (em último caso dou-lhe uma carga de porrada e tiro-lhe o que ele tiver)" a coisa muda de figura :)

      Eliminar
  3. A SIBS cobre pouquíssimo de taxas, a VISA sim cobra imenso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "pouquíssimo" será sempre relativo. :)

      "Há largos anos que os sectores da distribuição e do pequeno comércio criticam a cobrança de comissões "excessivas" pela utilização dos terminais de pagamento electrónico. (...) garante que as taxas cobradas em Portugal são 2,7 superiores à média europeia nas operações a débito e custam 2,1 vezes mais nas vendas a crédito"..

      in: http://www.publico.pt/economia/noticia/pingo-doce-deixa-de-aceitar-cartoes-de-credito-e-de-multibanco-em-pagamentos-inferiores-a-20-euros-1559812

      Eliminar
    2. Mas é porque usamos VISA ou VISA eletron que os bancos nos impingem, a SIBS cobra pouquíssimo a sério, os Bancos e a VISA é que ficam com quase tudo.

      Eliminar
  4. Para quem não conhece a TMN tem o Wallet que já se encontra a funcionar para o publico em geral apesar de ainda existirem muito poucos comerciantes e estarem centrados na zona de Picoas. As maquinas de Café da PT já aceitam à pelo menos 1 ano o Wallet (pequeno modulo android agarrado à maquina com NFC, QRCode e SMS).

    https://www.wallet.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lista de comerciantes: https://www.wallet.pt/main/merchants

      Eliminar
    2. Uma correcção, o WalletPT ainda está em Piloto e está previsto o seu lançamento para o mercado em Julho.

      Já usei e é realmente fácil e rápido com os QRCode.

      Eliminar
    3. Enquanto estiver dependente de "terminais" a meter nos comerciantes; e se não permitir transferir dinheiro de qualquer utilizador para qualquer utilizador; continuará a ser mais um sistema "complicado" a tentar resolver algo que poderia ser feito muito mais simplesmente.

      Eliminar
    4. O terminal não é mais que uma app iOS/Android/wp. Não vejo a complicação...

      Mas é o normal. O que é feito lá fora é que é bom. O que é feito cá leva sempre com a típica desconfiança nacional...

      Eliminar
    5. Por cá faz-se muita coisa boa, e eu bem que tento promover e divulgar essas coisas.

      Mas agora diz-me lá sinceramente o que é mais simples:

      1)tentar convencer milhares de comerciantes a usar um novo aparelho, para além dos que já tem (eventualmente com mais uma mensalidade, ou custo de aquisição);

      ou

      2)permitir que isso seja feito sem necessidade de mais aparelho nenhum e com um simples SMS, que automaticamente tornaria *todos* os telemóveis em potenciais terminais de pagamento?

      Não é questão de "desconfiança nacional", mas tão somente de resolver as coisas de forma simples, com aquilo que já se tem e sem necessidade de qualquer tipo de equipamento adicional, sem necessidade de câmaras para ler QR codes, ou NFC, ou terminais Android para receber os pagamentos; ou sequer smartphones de qualquer tipo - sejam eles iOS, Android, WP.

      Ainda pensas que é questão de desconfiança?...

      Eliminar
    6. Eu por exemplo tenho BB e provavelmente vou ter durante muito mais tempo porque é empresarial não vou comprar um android que até gostaria só para fazer pagamentos. SMS é universal, android n é.

      Eliminar
    7. Existe aqui alguma confusão. O WalletPT só necessita que o comerciante tenha um iPhone ou Android. Temos androids por menos de 100 euros.

      Depois o utilizador pode usar SMS(!!), QRCodes e NFC para efectuar o pagamento.

      Para mim é muito fácil usar QRCodes/NFC do que SMS. Se fosse por SMS preferia o cartão multibanco!


      O WalletPT também vai deixar transferir dinheiro utilizando a app entre utilizadores WalletPT bastando usar o email de uma pessoa registada.

      Eliminar
    8. Quanto aos custo de se usar o WalletPT depende de como se carrega o saldo... mas existe uma maneira que é GRÁTIS!!!

      Eliminar
    9. @Diogo,

      Mas lá está, é complicar o que seria simples: porquê obrigar a que tenha Android se bastaria ter o seu "número"? E porquê obrigar a que um utilizador tenha email para poder mandar dinheiro para outro - ou que só possa ser feito usando uma app?

      Nada tenho contra tudo isso... desde que fosse "extra" em cima do sistema base usando apenas os SMS.

      Eliminar
    10. É muito fácil utilizar a APP do que o SMS e como estamos em 2013 onde a tecnologia é barata, compra-se mais smartphones que telemovel, e quem usa este tipo de tecnologia são os mais "jovens de cabeça" decidiram utilizar a APP.

      Mas a APP só é obrigatória para os comerciantes, onde podem fazer muito mais do que simplesmente receber os pagamentos.

      Os utilizadores finais podem usar o SMS/USSD para fazer os pagamentos.

      Quanto à transferência de dinheiro entre utilizador pode ser feita via App ou WebSite e o email é para identificar o utilizador. Talvez mais tarde também se possa usar o numero de telefone, mas nesta versão ainda não.

      Onde dizes estarem a complicar é só para os lados do Comerciante... mas eu não estou de acordo com a tua visão. Os "velhos" vão continuar a usar dinheiro/cartão e é para esses que dizes que o sms seria mais fácil... porque gastar dinheiro em desenvolvimentos para que não vai usar... e sempre é necessário vender mais uns terminais ;)

      Eliminar
  5. O wallet da tmn permite pagamento por SMS, assim como por nfc, QR Code e USSD.

    ResponderEliminar
  6. agora já não basta perder a carteira com dinheiro ou ser-se roubado, perde-se o telemóvel ou é-se-lhe roubado o dito cujo e tá feito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... Esqueceste-te da parte do PIN? Será o mesmo caso se perderes o cartão multibanco...

      Eliminar