2013/06/27

Os Direitos de Autor e Lucros da Música Digital


Vai uma grande confusão na internet quanto aos lucros que alguns artistas e bandas dizem estar a receber dos novos serviços de distribuição como a Pandora. Acusações que terão começado com um artista que disse ter recebido apenas $16 da Pandora por uma música que foi ouvida 1 milhão de vezes (mas que entretanto outros já demonstraram ser $1300 dólares). E que subiram de tom quando os lendários Pink Floyd vieram a público dizer que o serviço os estava a tentar roubar descaradamente.

Agora, foi a vez da Pandora vir defender-se, com uma longa exposição (que recomendo a quem se interessar por estes assuntos). Em traços gerais, a Pandora diz que nunca pediu um corte de 85% do que paga aos artistas, como foi acusado pelos Pink Floyd, e que tudo isto não passa de uma campanha mediática organizada pela RIAA e distribuidores tradicionais para acabar com os novos serviços que vão surgindo na internet adaptados às novas realidades. Referem ainda que pagam bastante mais que qualquer outro serviço de "rádio", equivalendo a cerca de 4.5x por música do que uma estação de rádio normal proporcionalmente ao número de ouvintes.

Quando se mete dinheiro ao barulho e indústrias que estão habituadas a ver cair dinheiro nos seus cofres sem que nada tenham que fazer por isso (e muitas vezes passando apenas migalhas aos respectivos autores), está mais que visto que qualquer mudança não será bem encarada. A História já nos demonstrou isso (com a indústria fonográfica a "empancar" o surgimento da rádio por décadas(!) por considerar a rádio uma ameaça à indústria dos discos gravados) - e o mais triste é ver que, década após década, século após século, há quem continue a cometer os mesmos exactos erros.

1 comentário:

  1. Isto é uma prova que o dinheiro ou sistema financeiro, não contribui em nada para o desenvolvimento do mundo.

    ResponderEliminar